Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Douglas Guioroni Guaitorini Novelletto
Título: Sistema para Administração de Arquivos e Gerenciamento Eletrônico de Documentos para a FURB
 
Introdução:
Em 1992 iniciaram-se as primeiras discussões sobre a importância de tratar adequadamente a documentação da Universidade Regional de Blumenau que até então havia apenas sido acumulada através dos anos, não recebendo qualquer sistematização técnica, dentro de critérios da informação. Estas preocupações e discussões acabaram transformando-se num compromisso da administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Este compromisso vem sendo cumprido desde 1995, a partir do desenvolvimento de um cronograma de trabalho e de um ante-projeto que previa a realização do levantamento da situação dos arquivos da instituição. O projeto de administração de documentos da Universidade foi dividido em duas etapas. A primeira etapa, que tem por finalidade definir a gestão de documentos (definição de fluxos, arranjo, espaço físico, conservação, preservação e eliminação de documentos), preparatória à segunda etapa, ou seja, a implementação do sistema para administração de arquivos e gerenciamento eletrônico de documentos. Após ter sido efetuada a primeira etapa foi pesquisado no mercado um software que atendesse a demanda da FURB pela equipe do Centro de Memória Universitária (CMU). Aos poucos, constatou-se que os softwares existentes no mercado exigiriam muitas alterações e um alto volume de investimentos, tanto para a compra do software, como para a implantação. Em meados de 1997, com o apoio da reitoria da FURB e da Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-Graduação, elaborou-se um levantamento da situação atual dos acervos, o desenvolvimento e a implementação de um modelo-piloto, que atendesse a demanda exigida pela massa documental produzida e/ou recebida pela instituição. Após a execução deste trabalho verificou-se a necessidade da criação de um sistema que utilizasse um banco de dados seguro e eficaz, capaz de suprir as necessidades da administração de documentos da universidade tanto quanto à documentação eletrônica quanto a existente em meio físico. Dentro deste contexto, desenvolveu-se um sistema a partir da Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas do Núcleo de Informática da FURB. Esta metodologia utiliza a Análise Estruturada e é suportada pela ferramenta Case Designer 2000 da Oracle.