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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Cleber de Carvalho Guerra
Título: Ambiente Virtual de Aprendizagem Aplicado a uma Empresa de Treinamento em Informática
 
Introdução:
Atualmente, a tecnologia digital vem modificando parte do cotidiano das pessoas, onde principalmente o uso dos computadores e a internet acabam gerando uma verdadeira revolução também na concepção de ensino e aprendizagem. De acordo com Faria (2004), os crescentes avanços de informação e comunicação estão criando novos meios de interação entre as pessoas, mudando alguns hábitos e criando outros, tanto fora, quanto dentro do Brasil. Estes avanços estão gerando grandes mudanças e expectativas no processo educacional. Mediante a estas mudanças, considera-se a internet como uma ferramenta importante no processo ensino/aprendizagem, não somente pela democratização do acesso, mas também, por redução de gastos e outros aspectos como a utilização de mídias diferenciadas e independência geográfica. A disseminação da internet como mídia para a educação vem criando um novo conceito dentro da educação a distância (EAD) já tradicional, que é o chamado Aprendizado Eletrônico (E-Learning), onde a internet é a mídia principal em todo o processo. A criação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa torna o processo de ensino/aprendizagem mais dinâmico com um novo nível de interação antes inexistente que é o de muitos para muitos. Este trabalho procura justificar este pensamento, iniciando por apresentar neste capítulo a motivação do desenvolvimento do trabalho, o objetivo e como o mesmo está organizado.