Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Luisa Vegini Remonato
Título: Plataforma digital para observatório da internacionalização da educação básica
 
Introdução:
O ensino bilingue é descrito por Megale (2018) como desenvolvimento
multidimensional de duas ou mais línguas, promovendo a promoção de saberes entre elas. É
importante ressaltar que “[...]embora ainda não exista uma lei nacional sobre o ensino bilingue,
os estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro lançaram, em 2013 e 2016, documentos oficiais
que estabelecem normas para a oferta da Educação Bilíngue em escolas de Educação Básica”
(MEGALE, 2018, p.1), demonstrando o crescimento significativo desse modelo no país. De
acordo com Hamers et al. (2000), não é considerado ensino bilingue a situação em que a língua
adicional é ensinada apenas como uma matéria e não é utilizada para fins acadêmicos.
Conforme Salgado (2009), bilingualidade na educação não é apenas inserir uma nova
língua nas aulas, mas sim uma questão de desenvolvimento de práticas linguísticas complexas
que abrangem vários contextos sociais. O professor precisa ser capacitado para lidar com um
sistema dinâmico em que duas ou mais línguas participam em níveis variados, gerando
diferentes graus de proficiência e experiências multiculturais (SALGADO, 2009).
Recentemente, os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)
da Universidade Regional de Blumenau (FURB) observaram a falta de esclarecimentos e
definições de políticas públicas de internacionalização da educação básica, do mesmo modo em
que há um aumento do interesse por parte das instituições de ensino em oferecer o ensino
bilíngue para todos os estudantes. Devido a isso, identificou-se a necessidade de armazenar e
distribuir as informações relacionadas ao ensino bilíngue de maneira mais organizada e
agrupada, em um local que seja de livre acesso aos interessados.
Diante do exposto, este trabalho apresenta o desenvolvimento da plataforma digital do
Observatório da Internacionalização do Ensino Bilíngue (OIEB). A plataforma tem como
objetivo armazenar e distribuir as informações de políticas públicas de ensino bilíngue que estão
sendo implementadas nas escolas públicas das redes municipais do Médio Vale do Itajaí nos
últimos anos, bem como documentos diversos relacionados ao Ensino Básico Bilíngue e suas
tecnologias. Também, foi realizada a criação de um painel administrativo para que a equipe
envolvida realize os cadastros de documentos e dos parâmetros para filtragem desses.
O material apresentado na plataforma digital é selecionado e/ou desenvolvido pelos
grupos: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES), Grupo de Pesquisa em
Linguagens e Letramentos na Educação e o Grupo de Pesquisa Políticas Públicas de Currículo
e Avaliação (GPCA). Além disso, foi realizado um teste com alguns professores envolvidos no
projeto, a fim de medir a satisfação deles com o site para compreender suas dúvidas e críticas.
Com isso, espera-se que a plataforma on-line forneça aos professores, coordenadores, diretores
e entusiastas do assunto o acesso mais simples aos documentos e formações que desejam
utilizar.