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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Matheus Waltrich Da Silva
Título: Aquário Virtual: multiplayer e realidade virtual
 
Introdução:
Para Almeida (2004, p.4) a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação
oportuniza romper com as paredes da sala de aula e da escola, integrando-a à comunidade que a cerca, à sociedade da
informação e a outros espaços produtores de conhecimento. Tomé (2013) salienta que as tecnologias são
imprescindíveis no aprendizado infantil, pois desenvolvem diferenciadas e ricas estratégias, fazendo com que os
educandos aprendam de forma lúdica, dinâmica e prazerosa, respeitando suas limitações e individualidades. Um destes
recursos da tecnologia da informação que vem se tornando cada vez mais presente na sala de aula é a realidade virtual.
Conforme Queiroz et al. (2017, p.1) “A tecnologia de Realidade Virtual (RV) vem se tornando bastante popular e
acessível sendo natural, dado o seu potencial como ferramenta didática, sua crescente introdução nas salas de aula
tradicionais e virtuais.”
Uma forma de se utilizar a realidade virtual é através do cardboard, que é bastante utilizada no âmbito
educacional. Também é possível utilizar a realidade virtual com Interface de Usuário Tangível (IUT - do Inglês, TUI -
Tangible User Interface), como pode-se observar no trabalho Aquário Virtual: Simulador de Ecossistema (LOSADA,
2019). Neste trabalho, o usuário pode utilizar sensores para realizar a alteração de parâmetros do ecossistema do
aquário, como temperatura, luminosidade e a alimentação dos peixes. O comportamento dos peixes do simulador do
aquário é realizado de forma autônoma respeitando algumas regras básicas da simulação do ecossistema.
Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizado o motor de desenvolvimento de jogos Unity. Neste trabalho,
se usa a realidade virtual, que é uma tecnologia de interface utilizada para realizar uma imersão maior, para o usuário no
ambiente virtual. Para isso será utilizado o Head Mounted Display (HMD), que é um suporte para a cabeça, no qual se
insere um smartphone para fechar todo o campo de visão do usuário com o resultado da visualização da simulação.
Uma das formas de usar o HMD é com o cardboard, que é um gadget de realidade virtual desenvolvido pela Google
para este fim.
Este trabalho também usou a função de multiplayer tendo-se um dispositivo que executa do aquário como
Host. Tendo outros aquários virtuais conectados neste Host, pode-se compartilhar o mesmo ambiente virtual usando
o conceito de realidade virtual. Para o desenvolvimento do multiplayer se utilizou a biblioteca Mirror, que é uma
biblioteca gratuita para o Unity que permite o desenvolvimento de jogos multiplayer.
Desta forma, este trabalho tem como objetivo estender o projeto Aquário Virtual: Simulador de Ecossistema
(LOSADA, 2019) para que o usuário tenha a percepção do ecossistema pela visão do peixe. Os objetivos específicos
são: a) criar uma extensão em realidade virtual com a utilização do cardboard; b) tornar o simulador multijogador; c)
utilizar o conceito de avatar para o usuário ter a visão do peixe de dentro do aquário. Será utilizada a tecnologia de
cardboard, uma plataforma de realidade virtual desenvolvida pela Google que permite acoplar um smartphone na
cabeça do usuário, fazendo com que o usuário possa ter uma percepção maior de como as ações no ambiente impactam
na vida dos seres do aquário. Aliando ainda a opção de multiplayer, possibilitando que vários usuários possam utilizar o
mesmo aquário.
O objetivo deste trabalho é estender o projeto Aquário Virtual: Simulador de Ecossistema (LOSADA, 2019)
para que o usuário tenha a percepção do ecossistema pela visão do peixe.
Os objetivos específicos são:
a) criar uma extensão em realidade virtual com a utilização do cardboard;
b) tornar o simulador multijogador;
c) utilizar o conceito de avatar para o usuário ter a visão do peixe de dentro do aquário.