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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Rafael de Moura Pacheco
Título: Tagarela: aplicativo para comunicação alternativa usando arquitetura baseada em componentes
 
Introdução:
No ano de 2015, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2018)
revelam que 6,2% da população brasileira possui algum tipo de deficiência e 0,8% deste
percentual tem algum tipo de deficiência intelectual, na qual a maioria (0,5%) já nasceu com
essas limitações. Ao analisar o total de pessoas com deficiência intelectual, 54,8% tem grau
intenso ou muito intenso de limitação e apenas cerca de 30% frequentam algum tipo de
instituição que ofereça serviços de reabilitação (VILLELA, 2015). Já no âmbito nacional, a
população brasileira é composta por 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência,
segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (OLIVEIRA, 2012), o
Nordeste contendo a maior a proporção (26,63%) e a menor com o Sul (22,50%).
A comunicação é a principal forma de transmissão de conhecimentos, sendo um dos
grandes desafios enfrentados pelas pessoas portadoras de necessidades especiais, ela pode
comprometer a interação, aprendizado, compreensão do mundo e impossibilitando o
compartilhamento de suas ideias e sentimentos (CARNIEL et al., 2018). É a comunicação que
humaniza a criança pequena, que a coloca como ser humano em uma sociedade, que nomeia
tudo o que existe e acontece à sua volta (TEIXEIRA, 2013). A dificuldade na comunicação
tende a impedir as pessoas com deficiência manifestar suas necessidades e podendo ocasionar
o afastamento do convívio em sociedade (CARNIEL et al., 2018). Não existe solução única
para estimular a comunicação, mas para esses casos, mas uma alternativa é fazer uso de
Tecnologia Assistiva (TA), que segundo Bersch (2007), auxilia na inclusão escolar de pessoas
com alguns tipos de deficiência.
A TA é composta de ferramentas e serviços utilizado para pessoas com deficiência que
facilitam, ou mesmo, tornam possível, o acesso ao computador de pessoas com diferentes
tipos de limitação motora, comunicação e linguagem (GALVÃO FILHO, 2009). A
Comunicação Alternativa (CA) é uma categoria da TA que visa dar assistência para
deficiências de comunicação, buscando auxiliar pessoas com dificuldades de comunicação
utilizando de recursos como as pranchas de comunicação, construídas com simbologia gráfica
para expressar suas questões, desejos, sentimentos e entendimentos (BERSCH, 2017).
Assim como outras ferramentas de TA, o Tagarela, desenvolvido por acadêmicos da
Universidade Regional de Blumenau, tem como objetivo fornecer uma alternativa para
auxiliar no ensino de pessoas com necessidades especiais. O Tagarela, possui várias
funcionalidades, entre elas, as que auxiliam na comunicação, na coordenação motora fina,
aquisição de linguagens para crianças autistas, entre outros. Atualmente estas várias funcionalidades estão divididas em seis aplicativos diferentes, sem qualquer ligação entre
eles. Por exemplo, o trabalho mais recente da funcionalidade de prancha de comunicação
desenvolvido por Wippel (2015), não interage com os aplicativos que desenvolveram as
outras funcionalidades do Tagarela.
Diante do exposto, este projeto disponibiliza um novo aplicativo Tagarela, fornecendo
uma nova interface para os usuários e disponibilizando um novo módulo de prancha de
comunicação. E assim, e preparando-o para receber novos módulos integrados em apenas um
aplicativo utilizando uma arquitetura baseada em componentes.