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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Maicon Santos da Silva
Título: Projeto ARL: uma biblioteca para compartilhamento de objetos utilizando realidade aumentada
 
Introdução:
A computação gráfica, atualmente, está presente em diversas áreas, desde engenharias e medicina até jogos e
animações. Segundo Manssour e Cohen (2006, p. 1), ela "é uma área da Ciência da Computação que se dedica ao
estudo e desenvolvimento de técnicas e algoritmos para a geração (síntese) de imagens através do computador". Dentre
suas possibilidades, softwares de simulação têm um papel importante pois possibilitam analisar informações de forma
mais clara sem precisar de fato pôr em prática determinado processo, como por exemplo na área da medicina para
treinamento de cirurgias, na engenharia civil para construção de edifícios ou até mesmo em simuladores para
treinamento de pilotos de aeronaves.
Dentro do mundo da simulação há a Realidade Aumentada (RA), um conceito que existe há bastante tempo,
mas que só teve um crescimento significativo nos últimos anos. Segundo Azuma (2001, p. 1, tradução nossa), “Um
sistema de RA complementa o mundo real com objetos virtuais (gerados por computador) que parecem coexistir no
mesmo espaço que o mundo real” e segundo o autor deve possuir as seguintes propriedades: combinar objetos reais e
virtuais em um ambiente real; rodar de forma interativa e em tempo real; e registrar (alinhar) objetos reais e virtuais uns
com os outros.
No Brasil, a RA surgiu durante a década de 90 num movimento de novas tecnologias envolvendo áreas
multidisciplinares: computação gráfica, sistemas distribuídos, computação de alto desempenho, sistemas de tempo real,
interação humano-computador, periféricos, entre outros. Atualmente vários projetos de RA existem em diversas áreas,
tais como na cartografia (SOUZA, 2016), publicidade (LUTFI; RAPOSO, 2010), arquitetura, saúde (FARIAS, 2015),
jogos (KIRNER, 2011), entre outros.
Atualmente a convergência tecnológica permite o desenvolvimento de aplicações de RA que envolvem muitos
recursos trabalhando juntos, tais como: Global Position System (GPS), acelerômetros, câmeras, telefones celulares,
notebooks, entre outros (KIRNER, 2011, tradução nossa). Porém, o problema que existe é que a manipulação dessas
tecnologias e, principalmente, da RA depende de programadores e conhecimento técnico.
Diante do exposto, este projeto desenvolveu uma biblioteca para a construção de aplicações que permitem
posicionar virtualmente, no mundo real, objetos modelados pelo usuário e importados na aplicação; e, ainda,
compartilhar estes objetos entre os usuários finais, já que abstrai o repositório a ser utilizado. O projeto não foi
desenvolvido direcionado para nenhuma área específica, suas funcionalidades podem ser usadas para diversos
propósitos, deixando livre para uso da criatividade do desenvolvedor da aplicação final.