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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Guilherme Jacob Licinio Dalmarco
Título: GYMAPP: acompanhamento de treinos de forma colaborativa
 
Introdução:
Atualmente tem-se levantado diversas questões a respeito da qualidade e da expectativa
de vida das pessoas (VOLL PILATES GROUP, 2017). A sociedade está mudando, enxergando
os benefícios da atividade física e como ela combate as doenças causadas pelo sedentarismo.
Carlucci, Gouvêa e Oliveira (2013) afirmam que a atividade física é um item importante na vida
das pessoas, promovendo benefícios psíquicos, físicos e cognitivos à saúde, independentemente
da idade e gênero, podendo ser praticada em forma de desporto ou lazer. Atrelado a crescente
busca por atividades físicas, encontra-se a modalidade de musculação.
Paralelo a isso, em uma outra vertente, tem-se os avanços tecnológicos dos dispositivos
móveis, sendo que a partir disso há o aumento da demanda por aplicativos que automatizam
tarefas do dia-a-dia (PORTO, 2012). Um exemplo são os sistemas colaborativos como de
agenda corporativa, em que as pessoas que compõem a corporação colaboram entre si para
realizar reuniões, compartilhar informações e alertar os participantes.
Os sistemas colaborativos proporcionam uma maior interação entre as pessoas,
conforme afirma Scheidemantel (2013, p. 1), “[..] pois oferecem uma plataforma de apoio para
as relações serem tecidas.”. Pode se dizer que a colaboração se torna um item de valor para os
aplicativos móveis. Aproximando tecnologia das atividades físicas, identifica-se que os
aplicativos estão cada vez mais preocupados em sua aplicação para saúde, encurtando a
distância entre os profissionais e seus clientes (alunos, pacientes, etc.) (PAVANELLI, 2017).
Diante do exposto, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um aplicativo móvel
para apoiar treinos em academias utilizando de técnicas colaborativas, que auxiliará no controle
e acompanhamento dos treinos. Este aplicativo promoverá a interação entre o aluno e o
profissional da área de Educação Física, já que é possível por conta da quantidade alunos, os
professores não conseguirem dar a devida atenção ao aluno. Assim, o aplicativo agregaria valor
na comunicação entre os envolvidos. Além disso, o aplicativo possibilitará o cadastro de
aparelhos, treinos, informações do aluno, professor e academia.
O aplicativo será multiplataforma, funcionará on-line e algumas funcionalidades off-line
e ainda permitirá que o aluno possa manter seu histórico de evolução, independente da academia
que frequentar. Além disso, o trabalho tem como alvo tornar as informações disponíveis para
que professionais da Educação Física, avaliadores físicos e entre outros, possam analisar todo
o histórico do indivíduo quando necessário.
Como contribuições tecnológicas, este trabalho utilizará para o desenvolvimento a
biblioteca React Native, sendo baseado em Javascript ,permitindo executar aplicativos em iOS e Android. Ainda, aplicará as técnicas de sistemas colaborativos, de modo a contribuir com essa
área do conhecimento que vem crescendo nos dias de hoje.