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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Jader Antonio Tomelin
Título: TOUCH BRAILE: equipamento acessível
 
Introdução:
A escrita e leitura possuem papel fundamental no desenvolvimento de todo o ser humano, principalmente para
as crianças que iniciam o processo de aprendizagem. Para Nicolaiewsky e Correa (2008, p. 241), “O domínio das
convenções ortográficas tem papel importante no aprimoramento das habilidades textuais da criança, uma vez que o
emprego de tais convenções facilita a comunicação escrita entre os usuários de uma determinada língua.”. O uso da
escrita e leitura facilitam a comunicação entre todo e qualquer ser humano.
Segundo Nicolaiewsky e Correa (2008, p. 230), “o ato de ler não é possível sem que ocorram
concomitantemente os processos de decodificação e compreensão do texto escrito.”. Para as pessoas que possuem a
visão parcialmente ou completamente afetada, o processo de decodificação e compreensão do texto não é algo simples.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (2013), em 2013 existiam 39 milhões de pessoas cegas, sendo que 19
milhões destas, eram crianças menores que 15 anos.
Para que seja possível a comunicação escrita com pessoas que possuem alguma limitação visual, é necessário
utilizar um sistema de escrita adaptado. Segundo Tillmann (2013, p. 36), “Somente a partir da invenção do Sistema
Braille em 1825 e da sua publicação oficial em 1829, pelo jovem cego francês Louis Braille, [...], as pessoas cegas
tiveram acesso a um sistema de leitura e escrita adaptado às suas necessidades.”, possibilitando as pessoas com
deficiência visual acesso ao conhecimento através da comunicação escrita.
Uma das dificuldades encontradas pelo indivíduo com deficiência visual é entrar no processo de alfabetização,
de modo que em um ambiente escolar o ensino pedagógico atenda suas necessidades educacionais, se fazendo
necessário uso da inclusão para estes indivíduos. Viginheski et al. (2014, p. 904) destaca que “Apesar de o Ministério da
Educação estabelecer que o ambiente escolar tem como função primordial a aquisição de conhecimentos, [...], a
dificuldade para o acesso ao conhecimento tem se apresentado como um problema para os sujeitos cegos.”.
O objetivo deste projeto consiste em construir um atuador Braille de baixo custo com apenas uma célula, de
forma que a plataforma central seja baseada em um microcontrolador Arduino e que seja controlado por dispositivos
móveis. Para isto, foi realizada uma pesquisa de componentes necessários e compatíveis para a construção do atuador
Braille, além da especificação, implementação do software de controle, a montagem do atuador Braille e adaptação de
uma aplicação móvel para comandar o dispositivo. Para tanto, tem-se os seguintes objetivos: identificar e selecionar os
componentes de hardware necessários para construir um atuador Braille; controlar o atuador Braille através de um
software desenvolvido para a plataforma Arduino; comandar o atuador Braille enviando caracteres da simbologia
Braille através da aplicação móvel nas plataformas iOS e Android.