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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Francisca Edyr Xavier
Título: Geração automatizada de gabarito e correção de exercícios em ambiente Furbot para o ensino do pensamento computacional
 
Introdução:
A computação é um dos fatores responsáveis por acelerar a ocorrência de mudanças em todas as áreas do
conhecimento, exigindo novas competências e habilidades cognitivas (RAABE, 2017). Dessa forma, é reconhecido pela
a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que é fundamental a inserção da computação na Educação Básica, pois os
conhecimentos básicos de computação são de grande relevância para a inserção de indivíduos na sociedade conterrânea,
além de que as habilidades e competências adquiridas pelo o pensamento computacional potencializam a capacidade de
soluções de problemas (RAABE, 2017).
Com intuito de incentivar o uso de tecnologias em escolas, bem como aplicar o ensino de pensamento
computacional, foi desenvolvida a plataforma Furbot utilizando de base o framework original do Furbot utilizado desde
2008 para o ensino da disciplina de introdução de computação nos cursos de Ciência da Computação e Sistemas da
Informação na Universidade Regional de Blumenau (FURB) (ARAÚJO; MATTOS, 2018). A plataforma foi
desenvolvida para disponibilizar um ambiente atrativo e facilitador para o uso na Educação Básica como ferramenta de
ensino de programação, que introduz conceitos tais como, programação sequencial, uso de condicionas e laços de
repetição. Na plataforma Furbot, os alunos comandam um robô através de um mapa bidimensional, no qual devem desviar
os obstáculos e coletar itens para concluir os objetivos propostos pelo enunciado do exercício. Os exercícios do Furbot,
assim como a configuração de todo o cenário é realizada em um documento eXtensible Markup Language (XML), os
quais podem ser criados por um usuário através de um editor disponível na plataforma.
Ao concluir o objetivo, a plataforma informa para o aluno se completou a missão baseada na quantidade de
tesouros coletados. Ainda, ela produz uma pontuação com base no código-fonte produzido. Caso este é igual ao código
fonte definido como um gabarito do exercício dentro do XML, o aluno recebe uma bonificação maior. Contudo, há várias
formas de resolver um mesmo exercício no Furbot. Na plataforma atual, a produção desse gabarito é feita de forma manual
no arquivo XML. Dessa forma, a elaboração de um novo exercício, além do processo de correção, se torna limitada, pois
os gabaritos e as verificação das atividades deve ser feitas de forma manual. Esse tempo poderia ser direcionado para
alunos que possuem dificuldades para alcançar uma resolução ou para aprimoramento nas dinâmicas de ensino (MATTOS
et al, 2017).
A versão ampliada do framework e da plataforma Furbot apresentada neste artigo, tem como objetivo automatizar
o processo de geração dos gabaritos criados pela ferramenta de geração de mundo, através do uso do algoritmo de menor
caminho Dijkstra, gerando a solução ótima para os objetivos do mapa e automatizar o processo de correção dos exercícios.
Além disso, tem-se como objetivos específicos auxiliar no desenvolvimento do pensamento computacional, exercitando
análise crítica dos alunos, os quais por conta própria podem tentar buscar um melhor resultado e formar alternativas de
soluções. Outro objetivo também está em facilitar o uso da plataforma em sala de aula, simplificando o processo de
criação e de correção dos exercícios do Furbot.
Assim, esse artigo apresenta como foi feito o processo para efetuar a geração de gabaritos automatizados dos
exercícios criados na ferramenta de geração de mundo do Furbot e como o algoritmo de Dijkstra foi utilizado para auxiliar
na busca do menor caminho, buscando assim a solução ótima dos mapas. Além disso, efetua a comparação dos gabaritos
gerados com as resoluções dos alunos, automatizando o processo de correção. São demonstrados também os testes de
performe da ferramenta de geração de gabarito, bem como respostas obtidas por alunos de uma turma de programação
em Fubot que utilizou a ferramenta.
Dessa forma, o artigo está dividido nas seguintes seções. A seção 2 apresenta a fundamentação teórica. A seção
3 descreve o desenvolvimento das ferramentas. A seção 4 demonstra os resultados obtidos. Por fim, a seção 5 relata as
conclusões dos resultados alcançados em relação aos objetivos definidos.