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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Cleyson Gustavo Reinhold
Título: Desenvolvimento de código de barras bidimensional customizável
 
Introdução:
Com uma incrível capacidade de invenção e com a evolução tecnológica ao qual se chegou, Harari (2015) afirma
que o ser humano foi capaz de criar indústrias e marcas conhecidas globalmente. Diante disso, segundo Holt (2006),
stabeleceu-se uma busca constante pela otimização de espaços em conteúdos de mídia e não somente isto, mas também
pela consolidação de marcas em âmbito mundial através de uma divulgação cada vez mais chamativa e atraente ao público
lvo.
Com a evolução tecnológica, o próprio mercado econômico necessitava de uma forma de automatizar a
atalogação de produtos, integração de produtos físicos com o mundo digital e o contato das empresas com sua audiência
DENSO WAVE INCORPORATED, 2003). A partir deste contexto, diversas tecnologias foram desenvolvidas para este
im, tais como o código de barras, tecnologia utilizada principalmente para catalogação de produtos e o QR Code, um
ódigo de barras bidimensional mais robusto que o código de barras padrão, que passou a ser utilizado de forma mais
mpliada e difundida em diferentes meios tecnológicos (DENSO WAVE INCORPORATED, 2003).
O código de barras é um mecanismo utilizado a décadas em lojas e indústrias para a separação de produtos. Esse
ódigo é uma imagem que representa valores numéricos através de barras verticais que poderiam ser decodificadas através
de um leitor digital. Esta foi uma forma popular de armazenar dados em um papel que pudessem ser lidos por uma
máquina. Contudo, o código de barras possui limites quanto a quantidade de informação e tipos de dados que consegue
rmazenar e por conta disso, indústrias passaram a estudar novas formas de representação de códigos em imagens
MOTAHARI; ADJOUADI, 2015). Já o QR Code é uma dessas tecnologia que permite codificar uma mensagem em
magens. Criado pela empresa Denso Wave no ano de 1994, ele é uma evolução dos códigos de barras tradicionais, com
possibilidade de armazenar uma capacidade maior de informação em uma matriz bidimensional (ARYACHANDRAN;
YOTHI, 2014). Ele foi criado com intuito de facilitar a catalogação de produtos, mas rapidamente conquistou
popularidade após a indústria de marketing começar a utilizá-lo em campanhas publicitárias, sendo uma forma mais eficaz
de apresentar websites ao seu público (DENSO WAVE INCORPORATED, 2003).
A partir disso, Lin et al. (2015) afirmam que atualmente vários profissionais e pesquisadores estão tentado realizar
modificações na estrutura de representação do QR Code para melhorá-lo no quesito estético. Contudo, esbarram nas
imitações impostas pela forma que ele é gerado, impossibilitando-o de ser utilizado como mecanismo de divulgação de
uma marca. Os autores ainda citam que os principais problemas estão relacionados a perda dos elementos de identificação
a qualidade da imagem final.
Diante do exposto, este artigo apresenta o desenvolvimento de uma nova forma de codificação de mensagens
través de um código de barras bidimensional customizável, assim como uma forma de decodificação dessas mensagens
través de técnicas de processamento de imagens. Os objetivos específicos da ferramenta desenvolvida são: (i)
disponibilizar um mecanismo capaz de gerar uma representação bidimensional interpretável a partir de uma sequência de
aracteres contendo formas geométricas; (ii) disponibilizar um mecanismo ao qual o usuário possa customizar o código de barras utilizando diferentes cores, formato, símbolos e tamanho; (iii) desenvolver um leitor capaz de decodificar o
código gerado, detectando os padrões de reconhecimento e símbolos através de técnicas de processamento de imagens.