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Introdução
 
 
Acadêmico(a): André Luiz Lunelli
Título: P2BPMN: protótipo para construção de mapa de processos a partir de arquivos MS-PROJECT
 
Introdução:
Eficiência e agilidade são atributos constantemente perseguidos por empresas e estes objetivos são alcançados
na medida em que os processos de negócio interagem entre si. Neste cenário, o método de gestão de processos de
negócio, Business Process Management, ou BPM, vem sendo adotado desde o início da década de 1990 para melhorar
continuamente as atividades das empresas, a partir da integração de sistemas (CATELLI; SANTOS, 2004). Conforme
Basso (2018), a BPM pode também ser usada para representar o comportamento de processo de software, já que se
refere a processos de negócio.
Por outro lado, conforme Antoni, Forsberg e Kammerlind (2000) o conceito de gerenciamento de projetos
moderno “[...]tem suas origens na década de 1930 e está intimamente relacionado com a eclosão da Segunda Guerra
Mundial e sua demanda por sistemas militares complexos.” (p.1, tradução nossa), já que as organizações tradicionais da
época tinham problemas para lidar com a complexidade técnica e organizacional dos empreendimentos em combinação
com a pressão de tempo que prevalece em uma situação de hostilidades. Além disso, continuam os autores, “O objetivo
de um processo é capturar as experiências de projetos, analisá-las, avaliá-las e filtrá-las, a fim de alimentá-las
ativamente de volta às organizações do projeto.” (p.1, tradução nossa).
Neste contexto, a adoção de técnicas de gerenciamento de projetos tem por objetivo a obtenção de resultados
efetivos com o uso adequado de recursos disponíveis. Para Baldam, Valle e Rozenfeld (2014, p.23), a ideia geral de
processos surgiu com o fortalecimento da produção em massa, pois esta baseia-se em racionalização, inclui tarefas
repetitivas, uso de ferramentas específicas e técnicas de execução em tempo mínimo. Carvalho e Notari (2017, p.17)
qualificam o cenário atual da seguinte maneira, “Gerenciar bem projetos dentro da empresa tornou-se questão de
sobrevivência das organizações.”.
Smith e Fingar (2007) caracterizam a BPM como uma, metodologia que abrange diversos conceitos desde o
desenvolvimento de um plano de negócio até o controle gerencial da organização. Essa metodologia baseia-se em um
conjunto de técnicas que unifica os aspectos de Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação, com enfoque na
otimização dos resultados através da melhoria e integração dos processos. Além disso, a BPM permite modelar um
processo existente, testar inúmeras variações, gerenciar melhorias e ou inovações que a organização pretenda seguir e
retornar os resultados destas análises dos processos com rapidez.
Flores e Sepúlveda (2011) afirmam que apesar da existência de padrões de modelagem de processos como
Business Process Management Notation (BPMN), continua sendo difícil especificar restrições e relações temporais
complexas entre tarefas de um dado processo, o que impede a especificação e subsequente automação de processos
onde essas restrições são relevantes. Conforme Kostelac, Matrljan e Dobovicek (2011, p. 1119, tradução nossa):
Muitas organizações não estão obtendo um bom relacionamento entre processos e projetos. Os
projetos têm uma má reputação – as chances de sucesso geralmente não são boas. O que geralmente
acontece quando os projetos começam a vacilar é que existem forças invisíveis que tentam
transformar o projeto em um processo. As chances de uma transformação bem-sucedida não são boas,
a menos que a própria transformação seja reconhecida como um processo. Ao revisar as definições e a literatura, torna-se aparente que o pensamento correto é que todo o trabalho é um processo e que os
projetos se encaixam na estrutura do gerenciamento de processos. Se você não pode descrever o que
você está fazendo como um processo, você não sabe o que está fazendo.
O projeto tem por objetivo a construção de um protótipo de uma ferramenta web que permita o mapeamento de
um conjunto de atividades de um projeto especificado em MS-Project para uma notação em BPMN. De tal forma que a
organização ou indivíduo, possa ter uma visão de fluxo de processos a partir do detalhamento de um determinado
arquivo MS-Project.
A pesquisa foi realizada em duas etapas. A primeira etapa envolveu a prova de conceito do software e
desenvolvimento de um protótipo para validação dos conceitos estudados. A segunda etapa utilizou uma abordagem
qualitativa, com finalidade de validação preliminar, disponibilizada em rede social profissional (LinkedIn).
O trabalho está organizado como segue: a próxima seção apresenta os principais aspectos conceituais
relacionados ao escopo do projeto. A seção três apresenta a descrição do protótipo construído. A seção quatro apresenta
os resultados obtidos e finalmente são apresentadas as conclusões do trabalho.