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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Aliandro José Klug
Título: Plugin para o Netbeans para a geração de fluxograma a partir do código java
 
Introdução:
Na área acadêmica dos cursos voltados para a tecnologia, como o de Sistemas de Informação e Ciência da
Computação há uma preocupação constante no processo de ensino-aprendizagem de programação e lógica
computacional. Isso porque muitos acadêmicos possuem dificuldades que podem surgir por diversos motivos no
aprendizado destes assuntos (JENKINS. 2002; RAABE; SILVA. 2005). Raabe e Silva (2005) afirmam que as
dificuldades vão desde a exigência lógico-matemática da disciplina, compreensão dos conceitos, ritmo de aprendizagem
diferente entre os alunos, falta de competência para a resolução de problemas, dificuldade de abstração, entre outros. A
compreensão destes conceitos é importante porque está ligada ao desempenho em matérias mais avançadas e para o
restante do curso (PIMENTEL et al., 2003).
Além das dificuldades citadas anteriormente, no momento de escrever um algoritmo em um ambiente de
desenvolvimento, surgem novas dificuldades como o de se utilizar ambientes de desenvolvimento sofisticados e com
muitas funções disponíveis (ALMEIDA et al., 2002). Ainda, tem-se que linguagens que possuem uma sintaxe grande e
complexa tendem a desmotivar o aluno (MOTIL, EPSTEIN, 2000; RIBEIRO, 2015). Toda essa complexidade que
envolve o ensino de programação e as dificuldades encontradas pelos alunos, assim como o alto índice de reprovação
nestas matérias introdutórias de programação, criam uma evasão de acadêmicos dos cursos (CASTRO, 2002; RAABE;
SILVA, 2005; RIBEIRO, 2015).
Para sanar estes problemas são realizadas pesquisas sobre diferentes metodologias para se aplicar no ensino da
programação. Dentre elas vale destacar as metodologias que utilizam ferramentas de software que apoiam o ensino da
programação (RAABE; SILVA, 2005). Estes softwares, segundo Souza (2009), surgem com o intuito de facilitar
principalmente a escrita de um algoritmo, possuindo uma sintaxe e complexidade menor, fazendo assim com que o
aluno foque na resolução do problema e criação da lógica. Estas ferramentas também podem auxiliar os alunos em uma
transição para uma linguagem de programação mais complexa, assim como a um ambiente de desenvolvimento
sofisticado e de produção. Ainda, essas ferramentas mantém o aluno mais motivado, pois conseguem fazer com que ele
visualize os resultados e erros de seus algoritmos de forma mais rápida e simples (SOUZA, 2009). Nesse contexto,
Ambrósio e Gondim (2008) destacam o uso de ferramentas que representam o algoritmo de forma gráfica, pois por
estimularem a parte visual do cérebro podem contribuir significativamente para uma melhor aprendizagem. Uma forma
de representação gráfica é a utilização de fluxogramas para a representação do algoritmo. Com o uso dele, foi verificado
que os alunos cometem menos erros, possuem uma maior confiança na solução e resolvem os problemas simples
rapidamente (CREWS; ZIEGLER, 1998).
Dentro deste contexto, tem-se o objetivo de desenvolver um plugin para o ambiente de desenvolvimento
NetBeans que permita a tradução de métodos desenvolvidos na linguagem Java para fluxograma. Já os objetivos
específicos são: (I) identificar qual bloco do fluxograma corresponde a determinada parte do código presente na IDE do
NetBeans; (II) contribuir para o entendimento e identificação dos erros do algoritmo ao exibi-lo através da forma
gráfica; (III) estimular os alunos de matérias introdutórias de programação a utilizar um ambiente de desenvolvimento
de produção e a linguagem Java na construção de algoritmos; (IV) auxiliar o aluno na compreensão do funcionamento e
fluxo dos comandos condicionais, de repetição, declaração e atribuição de variáveis, a partir do fluxograma. Com isso
pretende-se criar um auxílio para os alunos em seu primeiro contato com um ambiente de desenvolvimento e com uma
linguagem de programação complexa como o Java, fornecendo uma maneira alternativa de representação do algoritmo
através de fluxograma no próprio ambiente de desenvolvimento.
O artigo segue dividido da seguinte forma. A seção 2 aborda sobre a fundamentação teórica deste trabalho. A
seção 3 explica a criação do plugin e o desenvolvimento da ferramenta que transforma o código em fluxograma. A
seção 4 demonstra os resultados obtidos com a utilização da ferramenta por alunos que cursam ou cursaram as
disciplinas de programação. Por fim, a seção 5 relata as conclusões dos resultados alcançados em relação aos objetivos
definidos.