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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Felipe Augusto Marques
Título: Sistema para monitoramento de uso de sistemas computacionais (SMUC)
 
Introdução:
As mídias sociais são uma forma única de tecnologia cujo propósito é suportar a comunicação que amplia a rede social do usuário (CARLSON; ZMUD, 1999). Uma pesquisa apresentada em Jobvite (2012) mostrou uma estimativa de que 86% das pessoas que procuravam emprego possuíam um perfil em redes sociais e que entre uma em seis pessoas que encontraram emprego, o fizeram por meio de contatos nas redes sociais. Além disso, 54% dos usuários de redes sociais utilizaram Facebook, LinkedIn ou Twitter na busca por recolocação. Por outro lado, o fator distração no ambiente de trabalho tem se tornado um problema cada vez mais complexo de ser administrado em função da quantidade de elementos que podem levar um colaborador a comprometer sua produtividade. Redes sociais como o Facebook, que registra diariamente aproximadamente 1,4 bilhão de usuários ativos e aproximadamente 2,1 bilhões de usuários ativos mensalmente (FACEBOOK, 2018; TANENBAUM, 2011) colaboram para que esta realidade fique cada vez mais evidente. Se por um lado as mídias sociais e a diversidade de dispositivos e recursos tecnológicos podem colaborar para a ampliação das possibilidades de uma empresa atingir o mercado e desenvolver soluções criativas para novos desafios (WAMBA; CARTER, 2014), por outro pesquisas indicam que a perda de foco têm sido um comportamento comum nas organizações (RAYNER; KEASHLY, 2005; TEPPER, 2007). Este comportamento pode ser observado a partir de eventos como: deixar o trabalho mais cedo, intencionalmente trabalhar mais lentamente e faltar ao trabalho (SPECTOR et al., 2006). Em algumas situações, o desvio de comportamento pode levar a um desejo de sabotar a organização e algumas fontes deste comportamento podem estar associados a percepção de injustiça (BERRY; ONES; SACKETT, 2007). Conforme Kuss e Griffiths (2011), existem algumas evidências que sugerem que usuários de redes sociais podem tornar- se excessivamente preocupados com as mídias sociais ou quase viciados a ponto de causar prejuízos nos relacionamentos interpessoais. Corroborando este fato, Carlson et al. (2016) conduziram uma pesquisa com 169 estudantes que realizavam um curso de sistemas de informação online propondo que os mesmos identificassem, cada um, 4 trabalhadores que respondessem um questionário. Os participantes deveriam ter, no mínimo, 20 anos e trabalhar pelo menos 20 horas por semana, ter uma ou mais contas em redes sociais e gastar pelo menos uma hora por dia em redes sociais. A pesquisa coletou dados de 411 participantes, mas no refinamento foram utilizados dados de 220 pessoas. Afirmam os autores (CARLSON et al., 2016) que um dos resultados impactantes está associado a expectativa que as empresas têm ao contratar recém-formados imaginando que o uso de mídias sociais seja habitual. A pesquisa mostrou que contratar funcionários que usam intensivamente redes sociais pode permitir as organizações obter benefícios em tarefas em grupo, mas aumenta o risco de levá-los a desvios de comportamento. Uma das formas para minimizar o impacto negativo que a perda de foco acarreta às organizações dá-se através do monitoramento de uso das tecnologias disponíveis e sua associação ou não a atividades que justifiquem o seu uso em horário de trabalho. Conforme Lautré (1992), A transformação da noção histórica e precisa de monitoramento tecnológico para a noção de monitoramento global ou ambiental mostra que o monitoramento não é uma moda, mas uma necessidade, e que, como tal, este monitoramento deveria ser uma atitude sociocultural, para que as empresas que o praticam estejam permanentemente em condição de ‘alerta’. (LAUTRÉ, 1992, p. 134).
Assim sendo, o objetivo deste trabalho é disponibilizar uma ferramenta para monitoramento do uso de computadores em ambientes de trabalho. Os objetivos específicos são: a) especificar e desenvolver uma arquitetura baseada em um servidor de retaguarda permitindo registrar as ações dos usuários em seus equipamentos; e servidor de retaguarda com dados acerca da sua utilização; v b) specificar e desenvolver um módulo cliente que colete os dados de uso dos computadores e atualize o c) alidar o projeto por meio de um conjunto de cenários de teste.