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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Hélinton Pereira Steffens
Título: ADA: ASSISTENTE PESSOAL AUTOMATIZADO BASEADO EM LINGUAGEM NATURAL
 
Introdução:
O gerenciamento do tempo e de atividades é um dos pontos chaves para se conseguir aumentar a produtividade humana, sendo que, de acordo com o “especialista em gerenciamento de tempo Christian Barbosa, 46% dos profissionais trabalham mais de 9 horas por dia, sendo que 80% deles afirmam gastar de 1 a 3 horas por dia em tarefas inúteis” (ESPINHA, 2016, p. 1). Esta perda de tempo em atividades inúteis é em decorrência de uma má gestão das atividades e do tempo de cada indivíduo. Algumas pessoas vivem com tantas atribuições e responsabilidades, que o senso de urgência passou a ser um eterno companheiro, sendo que viver ocupado parece ser inevitável, afinal todas as atividades exercidas parecem ser imprescindíveis: estudar, trabalhar, cuidar da casa, planejar viagens, entre outras. Como para as pessoas não é possível eliminar nenhuma dessas tarefas, elas têm a sensação de serem escravas do seu estilo de vida. No entanto, conforme Espinha (2016) cita, quando se consegue ordenar os afazeres e priorizar as atividades, sabe-se exatamente o que e quando deve ser feito, respeitando prazos e dando a atenção necessária àquilo que traz resultados. Ademais, ao fazer o gerenciamento de atividades, a pessoa programa seus afazeres para serem concluídos dentro de prazos, o que aumenta a produtividade do indivíduo. Utilizar assistentes pessoais digitais para gerenciar as atividades é um instrumento para melhorar o gerenciamento do tempo, pois permitem acompanhar e priorizar as atividades e, por vezes, identificar alguma tarefa que possa ter a sua execução delegada a outra pessoa. Com isso, atribuições e responsabilidades são reduzidas, permitindo as pessoas focarem no que realmente importa. Então, um assistente pessoal digital pode ser definido, nas palavras de Rouse (2014), como sendo um programa que pode entender linguagem natural e executar tarefas pelo usuário tal qual poderiam ser executadas por um assistente pessoal ou uma secretária. Algumas das tarefas que os assistentes pessoais digitais podem fazer são: enviar e ler em voz alta mensagens de texto ou e-mail, pesquisar números de telefone, antecipar pedidos, fazer chamadas e lembrar o usuário sobre compromissos. Os assistentes digitais mais populares atualmente incluem Siri da Apple, Google Assistente da Google e Cortana da Microsoft. Atualmente, os assistentes pessoais digitais são classificados em dois tipos (PREDICTIVE ANALYTICS TODAY, 2017): os assistentes pessoais automatizados e os agentes pessoais inteligentes. Os primeiros executam tarefas como um ajudante, podendo ser desde fazer reservas para jantar, comprar bilhetes de eventos, fazer arranjos de viagens a fornecer informações com base na entrada ou nos comandos de voz. Os segundos executam automaticamente tarefas de gerenciamento ou tratamento de dados com base em informações e eventos online, muitas vezes sem inicialização ou interação do usuário. Recentemente, em 2015 e 2016, a empresa Tractica LLC (2016) realizou um levantamento da utilização de assistentes pessoais digitais e fez também uma previsão para os anos seguintes. Verificou que o uso de assistentes digitais tem aumentado em vista das facilidades e funcionalidades crescentes e estimou que o número de usuários desses aplicativos aumentará de 390 milhões em 2015 para 1,8 bilhões em todo o mundo até o final de 2021. Ainda, o número de empresas que utilizam assistentes pessoais corporativos passará de 155 milhões em 2015 para 843 milhões até 2021. O número de consumidores e de empresas que utilizam assistentes digitais está crescendo rapidamente graças à inovação acelerada e à escalabilidade de tecnologias subjacentes, como Processamento de Linguagem Natural (PLN) e inteligência artificial (TRACTICA LLC, 2016). Assim, é proposto neste trabalho o desenvolvimento de um assistente pessoal automatizado, capaz de fornecer informações para o usuário sobre suas atividades, necessidades, prazos e lembretes, além de alertá-lo sobre compromissos próximos. Para que o assistente possa compreender interações de cunho específico, como quando o usuário precisa ir a um determinado lugar, por exemplo, ele possui a capacidade de aprender a identificar novos termos, lugares e objetos.