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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Geovani Finoti Leitão
Título: ANÁLISE DE DADOS PARA USUÁRIOS NÃO TÉCNICOS UTILIZANDO O MÉTODO SSBI
 
Introdução:
O uso da tecnologia no setor bancário é relevante para o negócio, principalmente, segundo Leite (2007), no que se refere à redução de custos e competitividade no mercado. Nesse sentido, Leite, Diniz e Jayo (2009) afirmam que com a evolução bancária, as instituições financeiras têm dado maior importância para a eficiência operacional, com o intuito de obter sucesso. Contudo, a eficácia na gestão operacional das agências é um aspecto que se torna cada vez mais crítico, no que se refere ao contexto de produtividade, custo e qualidade de atendimento, pois a gestão em si, se mostra complexa, devido ao tamanho da rede, volume de dados envolvidos e a necessidade de agilidade nas tomadas de decisões. Assim, de acordo com Leite, Diniz e Jayo (2009), uma das possíveis soluções para aperfeiçoar a tomada de decisão em ambientes dinâmicos é fazer uso de Business Intelligence (BI), que nestes casos, tem-se mostrado satisfatório para a gestão operacional de agências em grandes bancos. Entretanto, conforme colocado pelos autores (LEITE; DINIZ; JAYO, 2009), ainda existem muitos desafios entre o BI e a gestão de agências bancárias para serem superados. Atualmente, existem algumas tendências para o BI. Entretanto, Castro (2016) observa que é importante saber o contexto em que elas serão aplicadas e quanto serão utilizadas para determinar o seu sucesso em uma organização. Apesar das possiblidades propiciadas pelo BI na tomada de decisões, se faz necessário ter um profissional apropriado e uma infraestrutura tecnológica estruturada, para um funcionamento adequado do sistema. O Self-Service Business Intelligence (SSBI) é uma dessas tendências que têm chamado à atenção do mundo corporativo de BI, devido, segundo Oliveira (2014), a democratização dos dados. Dessa forma, os usuários passam a ter maior facilidade em acessar as visões de dados fornecidas pela equipe de Tecnologia da Informação (TI), tornando o processo de elaboração de painéis mais autossuficiente. Nesse sentido, Castro (2016), explica que os conceitos de SSBI vieram justamente para desmitificar a ideia de que o BI é exclusivo de área de TI, aproximando cada vez mais o usuário de negócio nesse mundo de dados. Diante deste cenário, este trabalho se propõe disponibilizar uma ferramenta para usuários que tenham uma conta Pessoa Jurídica (PJ) nas instituições financeiras, com um foco em especial para os serviços oferecidos pela Viacredi, possam montar análises dinâmicas de maneira simples e ágil de forma integrada.