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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Lucas Afonso Lombardi Moreira
Título: BEAVER: um aplicativo web para localizar prestadores de serviço por geolocalização
 
Introdução:
Atualmente, muitos são os trabalhadores que optam pelo trabalho autônomo e na maioria das vezes, estes autônomos optam pela prestação de serviços (SARDAGNA, 2016). De acordo com Ost (2008), a maioria dos trabalhadores brasileiros, não possuem carteira assinada, e segundo Sardagna (2016, p. 1), “[...] cerca de 23% dos trabalhadores brasileiros atua de forma autônoma [...]”. Isso porque, segundo Negocio (2015, p. 1), abrindo uma empresa por conta própria, o profissional pode atuar de forma independente, tendo um horário e local flexível, além de poder colher os frutos financeiros de sua atividade. Apesar das vantagens da autonomia como a maior flexibilidade e o fato de ser seu próprio dono, existem também alguns desafios. Um dos desafios que o prestador de serviço enfrenta é que eles são o produto ofertado e por este motivo, precisam se preocupar em buscar e fidelizar mais clientes. Asaas (2013, p. 1) explica que “A parte mais complexa do empreendedorismo individual é se estabelecer no mercado, conquistar credibilidade no segmento e captar novos clientes.”, sendo que a divulgação é muito importante para o profissional autônomo que precisa estar sempre aumentando sua rede de contatos para conseguir mais clientes. Silva (2016), cita que os trabalhadores autônomos nem sempre possuem outra fonte de renda, tornando difícil investir no seu marketing pessoal. Segundo Sardagna (2016), a troca de informação verbal entre as pessoas, conhecido como “boca a boca”, ainda é uma das armas mais poderosas para se promover no mercado, porém é preciso utilizar de novas tecnologias para conseguir um desempenho melhor, alcançando assim um número maior de clientes. Sardagna (2016) continua apontando a importância em utilizar os meios digitais para divulgação de seu trabalho, citando exemplos como: sites ou redes sociais onde você possa expor seu portfólio ou currículo, além de formas de contato para as pessoas interessadas. Segundo Filantropia (2015), uma opção que está virando tendência é o consumo colaborativo, que Lima e Guilen (2012, p. 1) descrevem como “[...] um tipo de prática mercantil [...] onde pessoas buscam formas de usufruir de bens em serviços de maneira diversa da tradicional baseada na troca por moeda corrente entre comprador e vendedor.”. Uma opção de consumo colaborativo, segundo Lima e Guilen (2012), são os sistemas de serviços de produtos que ofertam uma solução ao cliente, ao invés de vender um produto. Barranger (2014) comenta que, com o crescimento destes sistemas colaborativos, em alguns lugares, as leis já estão sendo inclusive adaptadas, mostrando a grande aceitação do público. De acordo com Barranger (2014, p. 1), o consumo colaborativo traz “[...] apossibilidade do cidadão comum poupar dinheiro por meio da divisão de gastos e ganhar dinheiro adicional investindo um pouco do tempo ou algumas propriedades.”. Baseado nesse cenário, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um aplicativo web responsivo para dispositivos móveis que possibilita o intermédio entre os prestadores de serviços locais e os consumidores que procuram por esses serviços por meio de geolocalização utilizando o modelo de negócios de consumo colaborativo.