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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Maicon Machado Gerardi da Silva
Título: Aplicação para monitoramento veicular e geolocalização em tempo real
 
Introdução:
Nos sete primeiros meses de 2016, foram furtados em Santa Catarina 3.164 carros e pick-ups nacionais e importados com seguro, segundo Odega (2016). Conforme os dados da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), só no primeiro semestre de 2016 as seguradoras registraram 118 mil veículos roubados/furtados no Brasil (ODEGA, 2016). Odega (2016) cita os veículos com mais índices de roubo, são eles: a) Chevrolet Celta 1.0 com 6.055 ocorrências de um total de 170.524 veículos segurados; b) VW Volkswagen Gol 1.0 com 4.514 ocorrências de 253.594 veículos com seguro; c) Fiat Palio 1.0 com 4.127 ocorrências de um total de 219.654 com seguro. No ano de 2017, o número de roubos a veículos aumentou 20% em Ribeirão Preto no estado de São Paulo. Segundo G1 Ribeirão e Franca (2017, p. 1), “[...] 60 roubos de carros e motocicletas ocorreram durante janeiro de 2017. Ao todo, 50 casos ocorreram durante os primeiros trinta dias de 2016 [...]”. Além dos furtos, ainda pode-se analisar a quantidade de veículos com falhas nas estradas. Entre janeiro e outubro de 2014, foram registrados pouco mais de meio milhão de veículos que ficaram parados nos mais de 6 mil quilômetros de rodovias do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo por apresentarem problemas de manutenção, por exemplo, pneu furado e superaquecimento do motor (SOUZA, 2016). Essa estatística equivale a pouco mais de 83 carros parados por quilômetro nesse período. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Scaringella de Trânsito aponta que a falta de manutenção preventiva no automóvel está relacionada com 30% dos acidentes rodoviários e urbanos no Brasil (CZERWONKA, 2016). Ainda segundo o autor, a manutenção preventiva do veículo não só beneficia a segurança no trânsito, bem como ajuda o condutor a economizar. Cuidar do carro antes que alguma peça apresente defeito custa, em média 30% a menos do que fazer somente a checagem de rotina. Diante desse cenário, Baumgarten (2016) desenvolveu um dispositivo que possibilita o rastreamento veicular por meio de posição geográfica e uma imagem capturada por uma câmera acoplada nesse dispositivo. Paralelamente a Baumgarten (2016), Staroski (2016) desenvolveu um protótipo de software embarcado em uma placa Raspberry Pi para capturar dados da porta On-Board Diagnostic (OBD) de um automóvel e disponibilizá-los em uma página web. Com base nesses argumentos, este trabalho consiste em integrar as principais funcionalidades desenvolvidas por Baumgarten (2016) e o protótipo de Staroski (2016) em uma única plataforma, isso é realizado por meio de um software embarcado em uma placa Raspberry Pi Zero W para capturar a posição geográfica, imagens e os dados de sua porta OBD de um automóvel. Foi desenvolvida uma aplicação mobile para disponibilizar os dados do software embarcado