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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Sérgio Luiz Tomio Junior
Título: SIMULAÇÃO DE FÍSICA CLIENT-SIDE APLICADA A SIMULAÇÃO DE PROJÉTEIS
 
Introdução:
Segundo Carneiro (2007, p. 35), a metodologia utilizada no ensino de física no Brasil, o ensino intensivo de fórmulas matemáticas desvinculadas da realidade e o processo repetitivo de memorização de conceitos tornam a disciplina de física algo muito distante do mundo vivido tanto pelos professores quanto pelos alunos dessa disciplina. No ano 1999, foram publicados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) que tem como conteúdo “[...] uma explicitação das habilidades básicas, das competências específicas, que se espera que sejam desenvolvidas pelos alunos em Biologia, Física, Química e Matemática [...]” (BRASIL, 1999, p. 4). Uma das competências esperadas na área de física é a de “Compreender a Física presente no mundo vivencial e nos equipamentos e procedimentos tecnológicos. Descobrir o ‘como funciona’ de aparelhos.” (BRASIL, 1999, p. 29). Para Carneiro (2007, p. 39), “A compreensão dos conhecimentos físicos deve ser desenvolvida por passos, onde os elementos devem ser práticos, próximos da realidade dos alunos”, ou seja, os alunos devem aprender conceitos físicos por meio do uso de experimentos palpáveis em situações reais que podem ser vivídas por eles. Um dos métodos citados por Carneiro (2007, p. 47) para estimular a aprendizagem dos alunos durante esses experimentos são as “simulações computacionais”, que são softwares desenvolvidos com o intuito de emular algum comportamento observado no mundo real. Uma simulação computacional para demonstrar o funcionamento da Lei de Hooke foi desenvolvida por Zanluca (2015). Essa simulação levou o nome de Ballistic. Para desenvolver essa simulação o autor utilizou uma biblioteca para simulação de física chamada Hefesto (TEIXEIRA, 2015). Essa biblioteca tem a característica de realizar a simulação de física no lado do servidor e abrir a comunicação para o lado cliente (browser) usando um cliente remoto. Essa abordagem funcionou mas apresentou o problema de ter uma grande dependência entre o cliente e o servidor, o que quer dizer que se existirem problemas de conexão entre um e outro ou se o servidor parar de funcionar por algum motivo a simulação também deixa de funcionar (REIS, 2016). Diante desse contexto, o objetivo deste trabalho é adaptar uma biblioteca de física desenvolvida em Javascript para funcionar com a mesma interface do Hefesto (TEIXEIRA, 2015). Além disso também foi ajustada a aplicação web Ballistic (ZANLUCA, 2015) para passar a usar o motor de física adaptado.