Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Norton Henrique Comandolli
Título: FINDBIER: UMA APLICAÇÃO MÓVEL EM BUSCA DA CERVEJA
 
Introdução:
No Brasil, a cerveja está diretamente ligada ao clima de festa. Os brasileiros gostam de apreciar uma boa cerveja em seu tempo livre, seja no churrasco de domingo ou assistindo ao futebol. Assim como, nos últimos tempos, o paladar do consumidor de cerveja mudou, pois este passou a degustar a cerveja em busca de novos sabores e texturas. De acordo com Tierney-Jones (2011), o mundo cervejeiro passou por profundas transformações, dando lugar a uma nova geração de cervejarias e cervejas. As cervejarias artesanais ou micro cervejarias trazem aos consumidores brasileiros opções diferenciadas com vários tipos, texturas, aromas e sabores (MOSHER, 2009). De acordo com o Sebrae (2015), o Brasil ocupa a 3ª posição mundial entre os maiores produtores de cerveja. No cenário mundial, conforme a Cervbrasil (2015), o Brasil no ano de 2015 ocupava a 27ª posição com um consumo de 66 litros por pessoa ao ano. Para Muñoz (2015), isso representa o quanto o brasileiro aprecia cerveja, e, principalmente, as cervejas artesanais, que vem crescendo em média 15% ao ano em seu mercado. No mercado regional, a cidade de Blumenau é conhecida, em todo o Brasil, como uma das cidades com maior influência germânica em sua cultura e história (PORTAL BRASIL, 2014). O mercado cervejeiro vem sendo um turismo em expansão, começando pela Oktoberfest, indo para o Festival da Cerveja, e atualmente, com a Rota das Cervejas, sendo Blumenau a cidade da cerveja. Esse cenário mostra como a cerveja faz parte da cultura regional e como ela se torna um grande atrativo turístico. Turismo este que auxilia na arrecadação de fundos para a cidade, conforme o G1 SC (2015), a 32ª Oktoberfest lucrou 1,8 milhões de reais, 10,34% a mais do que a edição do ano de 2014. Assim como o mercado cervejeiro, o mercado de dispositivos e aplicações móveis veem crescendo. De acordo com o Valor Agregado (2016, p. 1), “Estima-se que no Brasil sejam adquiridos, em 2016, 40 milhões de telefones móveis.”. Para o MobileTime (2016, p. 1), “O uso dos apps mobile cresceu 58% em 2015 em relação ao ano anterior. ”, mostrando como cada vez mais aplicações móveis fazem parte do cotidiano. Atividades do dia a dia acabam sendo facilitadas com o uso mais frequente de aplicações móveis (UNIVERSIA, 2013), auxiliando segundo Foodmagazine (2015), na busca de bares e restaurantes. Os dispositivos móveis passam a serem vistos não apenas como um meio de se comunicar, mas também de se relacionar e interagir com outras pessoas. Assim, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma aplicação móvel para aproximar apreciadores e estabelecimentos de cervejas da região de Blumenau, assim como divulgar a Rota da Cerveja, favorecendo o consumo local e apoiando o usuário em sua escolha.