Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Juliano Heberhardt Conzatti
Título: PROTÓTIPO DE E-MARKETPLACE PARA EMPRESAS DE SOFTWARE DE PEQUENO E MÉDIO PORTE
 
Introdução:
Se tratando de tecnologia computacional e comunicação é notável que o mundo está em constante evolução, tornando o acesso à internet mais amplo e rápido. Esse cenário favorece a popularização do termo cloud computing, em tradução livre “computação nas nuvens” ou “computação em nuvem”. Segundo Delai (2015 apud OLIVEIRA, D., 2015, p. 1), “quando se vai para a nuvem, especialmente na parte de infraestrutura, tem-se o compartilhamento de recursos.” Um estudo feito pela empresa de consultoria Gartner (2015, p.1) aponta que o mercado mundial de serviços de nuvem pública deve atingir 204 mil milhões de dólares em 2016, um crescimento de 16,5% em relação a 2015, quando registou 175 mil milhões de dólares. Com o crescimento constante na demanda de serviços em cloud computing, outra expressão ganhou popularidade: Software as a Service (SaaS), em tradução livre “Software como Serviço”. O SaaS é basicamente uma forma de distribuição e comercialização de software como serviço, ou em outras palavras, o usuário não precisa adquirir licenças de uso para instalação ou mesmo comprar computadores ou servidores para executá-lo. Com base na informação supracitada pode-se concluir que há uma grande demanda de tecnologia baseada em cloud computing e SaaS, consequentemente outro nome ganha força: martketplace. O marketplace é um modelo de negócio de comércio eletrônico que funciona de maneira similar a um shopping center no comércio físico. Assim como no shopping center, o marketplace oferece dentro de uma única estrutura diversos vendedores diferentes. Um único lugar onde o consumidor pode comprar vários produtos, de diferentes lojas, segmentos e marcas. (BORGES, 2016, p. 1) Diante do exposto, propõe-se o desenvolvimento de um protótipo para uma empresa de pequeno e médio porte no ramo de softwares conseguir montar seu martketplace e poder oferecer seus serviços/produtos em cloud computing com um modelo de negócio baseado principalmente em SaaS. Para se ter um serviço cloud computing de qualidade no Brasil é necessário recorrer a empresas estrangeiras como Amazon e IBM (CORREA, 2010, p. 1). Por se tratar de algo novo no mercado brasileiro, poucas são as empresas que optam por esse tipo de serviço ou infraestrutura, muitas têm medo da mudança. Para R. Oliveira (2015, p. 1) “a nuvem já é realidade em muitas empresas brasileiras, mas a adoção tem sido discreta e cautelosa. Essa é a minha percepção, baseado em minhas interações diárias com clientes e parceiros de negócios que trabalham com Cloud Computing”.
Estima-se que os marketplaces tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Para Soares (2013, p. 1): Um exemplo dessa expansão e crescimento dos marketplaces é o MercadoLivre. Hoje ele é o 1º e-commerce em audiência no Brasil e o 10º no ranking mundial. Segundo dados da ComScore referente ao ano de 2012, o Brasil é a sétima maior audiência de internet no mundo e a maior da América Latina. Baseando-se nos estudos de Gartner (2015, p. 1) pode-se afirmar que há uma grande expectativa de crescimento no mercado que mescla conceitos de martketplace, cloud computing e Software as a Service (SaaS), justifica-se assim a necessidade de um sistema que gerencie esta necessidade para empresas de pequeno e médio porte no ramo de tecnologia para gestão (software).