Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Philip Stefan Haertel
Título: FISHMING – SISTEMA PARA CONTROLE E MONITORAMENTO DE PEIXES DOMÉSTICOS POR APLICATIVO MOBILE
 
Introdução:
Atualmente, existe uma crescente revolução tecnológica em que vários objetos domésticos estão ligados a rede mundial de computadores. A cada dia surgem novos objetos conectados a internet ou a outros dispositivos, como computadores e smartphones. Desde itens mais comuns como lâmpadas conectadas com o celular, ate ́ geladeiras, ar condicionados e TVs inteligentes. Um termo muito comentado hoje em dia e ́ "Internet das Coisas", que foi proposto por Kevin Ashton do MIT em 1999 (ASHTON, 2014). Segundo Santaella (2013) Internet das coisas ou Internet of Things (IOT) corresponde a ̀ fase atual da internet em que os objetos se relacionam com objetos humanos e animais os quais passam a ser objetos portadores de dispositivos computacionais capazes de conexão e comunicação. Em 2014, o número de desenvolvedores para IOT era de 300 mil. Estima-se que esse número ira ́ aumentar drasticamente ate ́ 2020, ano em que será ́ necessário cerca de 4.5 milhões de desenvolvedores para IOT. (ASAY, 2014) Segundo Muratori e Dal Bo (2011), automatização residencial e o conjunto de serviços ́ ́ proporcionados por sistemas tecnológicos integrados como o melhor meio de satisfazer as necessidades básicas de segurança, comunicação, gestão energética e conforto de uma habitação. Levando-se em conta essa busca por automação residencial, surgiram vários projetos que auxiliam no controle e criação de animais domésticos, como alimentadores automáticos e sistemas para monitoramento controlados pelo celular. Diante do exposto, com o objetivo de realizar uma automatização de tarefas e um monitoramento para peixes domésticos, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema em que o usuário consiga controlar e monitorar um aquário ou lago, por meio de aplicativo móvel.