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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Lucas Gomes Raquel
Título: DITA OFERTAS: UMA APLICAÇÃO PARA REPRODUZIR OFERTAS DE PRODUTOS NO RÁDIO DO CARRO
 
Introdução:
Segundo as estimativas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (IBGE, 2013, p. 43), em 2013 a quantidade de pessoas com 10 anos de idade, ou mais, que possuíam celular para uso pessoal era de 130,2 milhões, o que correspondia a 75,2% da população do país nessa faixa de idade. Segundo a International Data Corporation Brasil (TEIXEIRA, 2015), em 2014 foram vendidos em torno de 54,2 milhões de smartphones, uma alta de 55% em relação ao ano anterior. Com a rápida expansão de redes móveis para diversas regiões do país e o aumento substancial em seu uso, os usuários brasileiros de internet vivem uma mobilidade conectada e não estão mais restritos a locais específicos para acessar a rede. Por outro lado, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI) (CNI, 2015, p. 04), em 2011, 26% dos brasileiros gastavam mais de uma hora por dia em seu deslocamento de carro para suas atividades rotineiras, como trabalho e estudo. Entre 2011 e 2014 esse percentual aumentou 5 pontos percentuais, chegando a 31%. Segundo Resende e Sousa (2009), dentre as principais atividades exercidas durante este período estão ouvir música, seguida de ouvir ou acessar informações em canais de notícias ou ofertas. Ainda, o meio de acesso mais utilizado é o smartphone ou o rádio do carro. No entanto, é importante ressaltar que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) (CTB, art. 252, parágrafo único), dirigir enquanto se está manuseando um telefone celular caracteriza-se como infração gravíssima. Segundo a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), a autoridade de segurança de trânsito dos Estados Unidos, as distrações com o celular no trânsito são responsáveis por cerca de 80% dos acidentes causados. No Brasil, o Laboratório de Psicofísica e Percepção da Universidade de São Paulo afirma que dentre os 98% dos acidentes resultantes de fatores humanos, 72% são por falta de atenção. De acordo com Dirceu Rodrigues Alves, diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), as distrações mais comuns são o envio de mensagens de texto e falar ao celular (CARVALHO, 2016). Estes fatos fazem com que o condutor tenha que adotar outras medidas para ouvir músicas ou acessar informações em canais de notícias ou ofertas de produtos enquanto está dirigindo. Diante desse cenário, talvez a solução mais viável seja tornar o rádio do carro, com auxílio do smartphone, um reprodutor de conteúdos de acordo com o interesse do usuário. Sendo assim, este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma aplicação para dispositivos móveis que permitirá ao usuário selecionar sites para terem suas principais ofertas de produtos extraídas e reproduzidas na forma de áudio no rádio do carro.