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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Evandro Matheus Schmitz
Título: DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR NO ENSINO DO SISTEMA SOLAR UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA
 
Introdução:
A Astronomia é uma ciência tão antiga quanto o homem e o seu surgimento está também ligado ao homem, que olhava para o céu e utilizava o que via para desenvolver calendários e calcular medidas que seriam úteis em seu dia a dia (ASTRONOMIA, 2011). Com o passar dos séculos esta ciência foi evoluindo, ganhando bases teóricas, encontrando respostas para algumas perguntas e se dividindo em outras áreas como Cosmologia, Astrofísica, entre outras (ASTRONOMIA, 2011). O Sistema Solar é um assunto ensinado no ensino fundamental, apresentando uma pequena parte da Astronomia para os alunos. Mas assim como a Astronomia evoluiu, outras coisas também evoluíram. Novas abordagens de ensino surgiram, como o uso da informática na educação, que no Brasil começou nos anos 70 em algumas universidades, UFRJ, UFRGS e UNICAMP, seguindo tendências que estavam ocorrendo em países como os Estados Unidos e a França (ALMEIDA; CONCEIÇÃO; SCHNEIDER, 2009). O uso da tecnologia promove transformações, incluindo a área da educação, pois traz novas formas de adquirir conhecimento e transmiti-lo, mas ela veio para ajudar os professores e não substituí-los (ALMEIDA; CONCEIÇÃO; SCHNEIDER, 2009). Por isto é necessário pensar em formas de usar o potencial que a tecnologia oferece para poder auxiliar no ensino e fixação de conteúdos em um tempo onde ela se encontra cada vez mais presente na vida das pessoas e o seu uso torna-se mais comum. A Realidade Aumentada pode ser uma alternativa para unir tecnologia com educação. A Realidade Aumentada é uma variação da Realidade Virtual, que permite completar o mundo real com objetos do mundo virtual, sobrepondo os mundos e dando uma impressão que ambos coexistem na sua forma ideal (AZUMA, 1997). Com isto, é possível aumentar a percepção e interação do usuário de uma aplicação, já que o mesmo está vendo coisas que normalmente ele não encontraria com os seus outros sentidos e ele também pode interagir com esta mistura de mundos e ver as suas alterações (AZUMA, 1997). Uma forma de interação com Realidade Aumentada é a Interface Tangível que permite o uso de objetos reais para fazer modificações no ambiente virtual (NUNES; RADICCHI; BOTEGA, 2011). Diante do exposto, desenvolveu-se uma ferramenta que utiliza Realidade Aumentada para ajudar no ensino do Sistema Solar