Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Stefanie Voss
Título: Gestão de produtividade em empresas de transporte de passageiros utilizando sistema web
 
Introdução:
Atualmente o transporte e o turismo caminham em conjunto, designando novos fatores e abordagens para a sociedade e o mundo em que se vive. Desta forma, temas como crescimento de companhias de transporte e agências de pequeno porte, impactos ambientais, turismo privado versus público, segurança e principalmente a Tecnologia da Informação (TI) e a oferta no transporte turístico, tendem a ser cada dia mais abordados e analisados. Segundo Page (2008, p. 29), “o transporte é considerado um dos fatores que mais contribuíram com o desenvolvimento internacional do turismo”. A importante relação que existe entre o transporte e o turismo é demonstrada por Lamb e Davidson (1996, p. 264), desta forma: O transporte é um dos três componentes fundamentais do turismo. Os outros dois são o produto turístico (ou a oferta) e o mercado turístico (ou a demanda). Sem transporte, a maioria das formas de turismo não existiria. Em alguns casos a experiência com o transporte é a experiência turística (p.ex., cruzeiros, viagens de trem em cenários pitorescos e históricos e roteiros de motorhome, automóvel e bicicleta). (LAMB; DAVIDSON, 1996, p. 264). Como é observado, o deslocamento e o transporte são citados como facilitadores da expansão do turismo, uma vez que o desenvolvimento de novas tecnologias tem contribuído para o desenvolvimento do turismo como um produto de consumo em massa. Estas novas tecnologias vão desde novos tipos de máquinas, como motores a jato, tipos de produtos, marketing, e as principais tecnologias da informação e logísticas como softwares ágeis. A “era da informação” está presente na sociedade atual, isto trouxe vários fatores que implicam na prestação dos serviços do transporte, entre eles o transporte turístico. Um dos impactos imediatos para os fornecedores de transporte turístico, segundo Page (2008, p. 251), “é que os fluxos de informações atualizadas são vitais quando existe a cadeia da oferta e que o fornecedor do transporte é apenas um dos componentes do produto turístico como um todo”. Desta forma, várias empresas do ramo têm buscado se adequar às novas soluções logísticas por meio da TI, que auxiliam na praticidade e agilidade dos serviços, como também trazem mais rentabilidade. Diante deste cenário, para acompanhar o mercado de logística e de TI, o presente trabalho propõe a ideia de auxiliar, automatizar, integrar e agilizar a produtividade e o funcionamento interno de viagens das empresas e agências privadas de transporte e turismo rodoviário de passageiros.