Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Bruno Correia Pacheco
Título: Sistema móvel para gerenciamento de atividades de prestadores de consultoria
 
Introdução:
Hoje em dia vive-se em um ambiente cada vez mais turbulento, onde vantagens competitivas precisam ser permanentemente reinventadas e setores de baixa intensidade em tecnologia e conhecimento perdem participação econômica (TERRA, 2016). Nesse ambiente turbulento a velocidade das mudanças tende a tornar o conhecimento obsoleto, prejudicando a competitividade das organizações. Então as empresas contratam pessoas ou outras empresas para realização de atividades que não consideram como essenciais ao seu negócio ou para auxiliarem seus colaboradores a entender melhor suas tarefas e manter ou aumentar seus resultados (CROCCO; GUTTMANN, 2005). A consultoria então surge como alternativa para auxiliar as empresas neste ambiente competitivo. O Institute of Management Consultants da Inglaterra define consultoria como o conselho objetivo e assistência relacionada com a estratégia, a estrutura, a gestão e as operações de uma organização para atingir os seus fins e objetivos em longo prazo. Essa assistência pode incluir recomendações, o fornecimento de recursos adicionais e/ou implementação de soluções, na qual o consultor procura diagnosticar melhorias e correções em processos, a fim de identificar soluções e recomendar ações (MOSER, 2016). Também observa-se atualmente um grande desenvolvimento na área das tecnologias móveis, assumindo um papel preponderante na forma como as pessoas se relacionam, não só com as chamadas tecnologias de informação, mas também com os dispositivos eletrônicos em geral (NUNES, 2012). Para Lázaro (2012) a elevada publicidade realizada por operadoras de comunicação, aliada a características e funcionalidades destes equipamentos fazem com que tenham uma grande aceitação do mercado consumidor. Lecheta (2013, p.21) confirma afirmando que ” [...]mais de 3 bilhões de pessoas possuem um aparelho celular[...]”. Neste cenário de mercado turbulento e de desenvolvimento da tecnologia móvel que profissionais que prestam consultoria, tendo como alguns dos grandes desafios a necessidade de estabelecer a transparência entre as atividades realizadas para o cliente, assim como acompanhamento em tempo real das metas pré-estabelecidas entre cliente e consultor e o autogerenciamento do seu tempo, os dispositivos móveis têm tornado-se uma ferramenta acessível para ser utilizada no auxílio destes profissionais.