Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Adrian Regueira Possamai
Título: Protótipo para lançamento de notas acadêmicas utilizando reconhecimento de voz
 
Introdução:
Nos últimos anos com o crescimento gigantesco da Internet e dos dispositivos móveis, o reconhecimento de voz têm despertado interesse, tornando-se cada vez mais presente em aplicações modernas (ALENCAR; ALCAIM, 2008). Segundo Ynoguti (1999), as interfaces via comando de voz estão se tornando uma necessidade, pois é a forma mais natural da comunicação humana, tornando-a mais simples e interativa. Atualmente o crescimento no uso de dispositivos móveis fez com que muitos usuários adviessem a utilizá-los com frequência para acesso à sites e aplicativos diversos. Entretanto, muitos destes aplicativos foram originalmente projetados apenas para acesso via computadores, tornando-os praticamente inacessíveis via dispositivo móvel (KLERING, 2015). Além do crescimento das aplicações que utilizam o reconhecimento de voz, surgiu um novo paradigma para o desenvolvimento de aplicações web, chamado design responsivo. O design responsivo tem como objetivo principal adequar um mesmo leiaute a várias resoluções de tela, garantindo a boa experiência do usuário independente do dispositivo que está sendo utilizado (DAUGS, 2016). A Edusoft é a empresa responsável pelo desenvolvimento do software de gestão acadêmica MentorWeb. O software desenvolvido pela empresa tem o objetivo de informatizar instituições de ensino, independente do porte. O mesmo oferece recursos para a completa administração de uma escola, incluindo tanto a gestão acadêmico-pedagógica como a gestão administrativo-financeira. Porém, a maior parte do sistema não é homologada para acesso via dispositivo móvel. Segundo Souza (2015), dentre as solicitações que a empresa recebe por parte dos clientes, enfatiza-se que o lançamento de notas, realizado pelo docente. Trata-se de uma das principais funcionalidades que necessitariam ser disponibilizadas para acesso independente do dispositivo. Com base na afirmação de Souza (2015), este trabalho de conclusão de curso propõe o desenvolvimento de um protótipo que permita realizar o lançamento de notas de uma forma interativa utilizando comando de voz, e adequando o leiaute da tela de acordo com o dispositivo que está realizando o acesso.