Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Marcelo José Gonçalves
Título: Sistema de Informação para Apuração de Ponto Eletrônico Utilizando Banco de Dados PostgreSQL
 
Introdução:
Com a rápida evolução das tecnologias na computação, fica difícil nos dias atuais para as pequenas e médias empresas renovarem seu parque de Tecnologia da Informação (TI) constantemente. Dentro deste contexto, o emprego de software livre (de livre distribuição) dentro das empresas e órgãos governamentais tem sido uma alternativa para essas instituições se manterem atualizadas e para diminuírem os custos com investimento em software.
Com a expansão da Internet, disseminaram-se várias comunidades com o intuito de implementar e difundir o software livre. Na Internet estão disponibilizados vários softwares livres que podem ser copiados e usados sem a necessidade de se pagar por isso. Existem softwares livres para vários fins, tais como, pacotes para automação de escritório, antivírus, softwares educacionais, softwares de entretenimento, sistemas operacionais, banco de dados e outros.
Dentre os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD), o PostgreSQL tem-se destacado. De acordo com Momjian (2001, p. 1, tradução nossa), PostgreSQL é o mais avançado servidor de banco de dados open source (código fonte aberto). Conforme Neves (2002, p. 18), “é um dos melhores bancos de dados para sistema operacional GNU/Linux, voltado para aplicações simples ou complexas com uma robustez excepcional [...].”
Acreditando nisto e visando a implantação de solução viável e de baixo custo, este trabalho apresenta um Sistema de Informação (SI) utilizando o SGBD PostgreSQL, cujo objetivo é automatizar o controle dos colaboradores de uma empresa do setor de construção civil, sediada em Blumenau/SC, fundada em setembro de 1942 e que conta atualmente com aproximadamente 800 colaboradores em seu quadro. A empresa presta serviços principalmente para a indústria, construindo galpões, edifícios comerciais e administrativos, estações de tratamento de efluentes, laboratórios, pontes e outros.
Devido ao grande número de colaboradores, à alta rotatividade destes e por seus canteiros de obra serem dispersos geograficamente, a administração de pessoal é uma tarefa difícil de ser executada, principalmente no que se refere ao controle de freqüência de ponto.
O controle de freqüência de ponto atualmente é feito de maneira convencional. Mensalmente são distribuídos os cartões ponto nas obras para que diariamente sejam registradas a entrada e a saída. Diariamente pode-se ter vários registros de entrada e/ou saída no cartão ponto, uma vez que os colaboradores ausentam-se de seu local de trabalho e posteriormente retornam ou quando da transferência deles para outro local. A transferência de pessoal de um local de trabalho para outro geralmente é feita diretamente pelos encarregados das obras, ou seja, o colaborador sai de um local e vai para outro sem que o departamento pessoal da empresa tenha conhecimento. Muitas vezes pergunta-se “Onde o colaborador está no momento?”, “Em qual escala de horário ele está trabalhando?”. Essas informações não são precisas atualmente, porque o departamento não tem a informação diária destes acontecimentos. Para tentar resolver essas situações, a empresa vem a alguns anos tentando implantar uma solução para o controle de freqüência de ponto.
Em 1991, a construtora adquiriu, de uma Software House de São Paulo/SP, um software de apuração de ponto eletrônico, o qual a mesma se propôs a adaptá-lo. Em 1993, o investimento foi abandonado, porque o software foi tão adaptado que ficou praticamente impossível um usuário comum trabalhar com o mesmo. Desde 1997 a empresa vem tentando implantar um conceituado software de apuração de ponto eletrônico de uma Software House de Blumenau/SC, mas pelo fato do sistema ter que ser modificado para atender as necessidades específicas descritas anteriormente, decidiu-se desenvolver um novo sistema para implantar uma solução de baixo custo para resolver seus problemas operacionais.