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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Dirceu Piana Junior
Título: ORC – ONLINE RPG CREATOR: UM PROTÓTIPO PARA AUXÍLIO NA CRIAÇÃO DE NARRATIVAS DE JOGOS DE INTERPRETAÇÃO RPG ONLINE
 
Introdução:
Os jogos fazem parte da história da evolução humana, sendo fundamentais na cultura, desde os tempos primitivos. Entre as principais características dos jogos, pode-se destacar a prática do “fazer de conta”, muito presente nos jogos atuais, que os torna em ambientes interativos, mesmo que limitados até certo ponto pela tecnologia. Os jogos eletrônicos, principalmente os jogos online vem ganhando notoriedade na sociedade e na vida de seus usuários, pois proporcionam comunicação entre as pessoas, influenciando assim a sociedade e a cultura, além de ter impacto direto sobre o desenvolvimento científico e a tecnologia (RODRIGUES; LOPES; MUSTARO, [2008?]). O RolePlaying Game (RPG) é uma modalidade de jogo abrangente, o qual o jogador pode ser quem ele quiser, ou seja, o limite do possível é determinado pela imaginação. Dessa maneira, o RPG influenciou o surgimento de inúmeros jogos, filmes, séries, além de servir como parte integrante na formação humana e profissional de várias pessoas (ANDRADE, 2000). Dentre as modalidades de RPGs destacam-se o de mesa, o de mesa online, o live action, o Massively Multiplayer Online RolePlaying Game (MMORPG), entre outros. Dentre os adeptos do RPG, a grande maioria dos jogadores preferem o jogo de mesa tradicional, seguidos pela grande massa de usuários dos MMORPGs. Outra modalidade de RPG muito difundida é a partida live action (ZAPT MÍDIA, 2009). Como bem define Riyis (2004), os jogadores personificam teatralmente os personagens, construindo uma história coletivamente. Para tanto, os sujeitos envolvidos buscam inspiração em experiências próprias, baseadas em leituras e o envolvimento com diversos tipos de mídia. Segundo ZAPT Mídia (2009), o mercado de RPG é razoavelmente amplo. O preço pode variar de R$50,00 até mais de R$500,00, resumindo-se em livros e suplementos às histórias, como dados, escudos de narrador, miniaturas de personagens, entre outros. Dessa forma, pode-se analisar que o mercado gira em torno de um produto consideravelmente caro, sendo obtido por jogadores já adeptos aos jogos de RPG. Ainda de acordo com a pesquisa realizada pela empresa ZAPT Mídia (2009), 25% dos jogadores que ficaram mais de 12 meses sem jogar, justificam a ausência por falta de grupo. Ainda nesta linha, 60% dos questionados afirmam que é difícil encontrar membros de grupos para jogar. A pesquisa afirma também que existe atualmente, uma dificuldade por parte dos jogadores em encontrar outros adeptos. Há que se observar que existe uma parcela representativa desses jogadores que se ausentam das mesas por falta de grupo, muitas vezes não tendo mais possibilidade de voltar a jogar por não ter com quem se reunir. Dessa maneira, o dia-a-dia corrido da sociedade atual, juntamente com as responsabilidades que o ser humano adquire com o passar do tempo, o RPG, como atividade que proporciona diversão, desenvolvimento intelectual e da criatividade, perde espaço na vida de muitas pessoas. De toda forma, conclui-se que o mercado de RPG encontra-se em crescimento, com a evolução do hábito da leitura e constante valorização da criatividade na sociedade atual. Sendo assim, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo para construção de RPG que possa ser usada de forma que ajude a agilizar os processos do jogo e suas regras, tendo como intuito disponibilizar um ambiente online para que a partida se assemelhe o máximo possível com as tradicionais e que além disso, disponha de recursos visuais para que a imersão no jogo seja mais realista e dinâmica.