Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Leonardo Rossetti
Título: SISTEMA DE E-COMMERCE PARA PEQUENOS VAREJISTAS
 
Introdução:
De acordo com dados do e-Bit (2015), o varejo online brasileiro está crescendo aproximadamente 30% ao ano. O faturamento no Brasil já é o maior da América Latina. O segmento é movimentado, principalmente, com datas que vêm se tornando tradicionalmente propícias para a compra na internet: Dia das Mães, Black Friday (a sexta-feira mundial de descontos na web) e claro, o Natal. No próximo ano, a previsão é que o mercado do comércio eletrônico estará ainda mais maduro. Em razão dessa expectativa, varejistas esperam ter um aumento de aproximadamente 17,7% nas vendas online (E-BIT, 2015). Com base no aumento de procura voltada ao comércio eletrônico, muitos empreendedores já não desejam ter uma loja física. Ao invés disso, buscam comercializar seus produtos de forma eletrônica através de um site na internet. Pode-se ver hoje grandes exemplos de varejos que não possuem de fato uma loja física, como por exemplo, as lojas do Submarino e NetShoes (NASAJON, 2013). Por outro lado, vê-se que a esmagadora maioria das grandes redes varejistas de lojas físicas já está comercializando seus produtos também pela web (COMSCORE, 2012). Pode-se ver os exemplos de lojas como Casas Bahia, Magazine Luiza, Ponto Frio entre outras (COMSCORE, 2012). Em comparação às lojas físicas (onde a localização, estrutura e recursos humanos devem ser cuidadosamente estudados), o varejo virtual pode alcançar um público diverso, pois possibilita aos clientes que não possuem tempo ou até mesmo que morem longe dos grandes centros encontrar os produtos que desejam (PRESSE, 2014). Contudo, ainda vê-se uma grande quantidade de pequenas redes varejistas de lojas físicas que tem interesse em obter um e-commerce, mas não o faz por não encontrar um modelo ideal de negócio. Estas lojas buscam um e-commerce que atenda às necessidades básicas para vender seus produtos através da internet (VALLE, 2014)