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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Rafael Adão
Título: FURB MOBILE GINCANAS: SISTEMA MÓVEL NA PLATAFORMA PHONEGAP PARA GINCANAS VIRTUAIS
 
Introdução:
Atualmente vive-se em uma sociedade onde cada vez mais se está conectado uns aos outros por meio da tecnologia, podendo a qualquer momento e lugar obter e compartilhar informações e relacionamentos. Se está vivendo a chamada terceira plataforma da Tecnologia da Informação (TI), onde após as duas primeiras plataformas, mainframes e PCs, a terceira plataforma é baseada no uso comum e integrado de serviços de nuvem (cloud computing), de mobilidade, de big data em soluções inteligentes capazes de lidar com grande volume de dados e de rede sociais (social business) (SCHNEIDER, 2013). As soluções criadas utilizando tecnologias móveis tornam-se acessíveis à medida que inovações tecnológicas permitem que o smartphone seja performático e com suporte aos vários recursos multimídia por um custo baixo. Assim, o número de pessoas que utilizam os smartphones está aumentado (FACEBOOK PARA EMPRESAS, 2013). Os indivíduos que nasceram a partir de 1989, a chamada geração Z, são incentivadores e adeptos das novas tecnologias (CERETTA; FROEEMING, 2011). No Brasil, 9 em cada 10 possuem um aparelho celular e 8% deles não são usuários da internet (CONSUMERLAB, 2012, apud ERICSSON, 2013). O smartphone é utilizado para se relacionar com amigos, para pesquisar preços, localizar estabelecimentos, pesquisar sobre assuntos de interesse, entre outras atividades. As organizações que desejam conquistar esse público devem estar preparadas para atender as expectativas e necessidades dessa geração que está tão acostumada com o uso dessa tecnologia (CERETTA; FROEEMING, 2011). As universidades também se encaixam nesse cenário e precisam introduzir o uso dessa tecnologia ao seu cotidiano para buscar a atenção dessa geração tão conectada. A Universidade Regional de Blumenau (FURB) realiza o evento Interação FURB desde 2007, com a intenção de apresentar a estrutura da universidade para os alunos que estão finalizando o ensino médio (geração Z), através de oficinas e atividades relacionadas com os cursos da instituição (UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU, 2014b). No ano de 2015 foram mais de 26.000 vagas ofertadas em mais de 590 oficinas. Se inscreveram no evento um total de 7.500 alunos, vindos de mais de 190 escolas de Blumenau e região (FURBTV, 2015). As atividades realizadas no evento envolvem a preparação de salas, auditórios, laboratórios e tendas espalhadas pela universidade para atender os alunos. Para ajudar os alunos a chegarem nesses lugares, são posicionados vários marcadores e pessoas em lugares estratégicos para indicar a localização correta (UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU, 2014b). Uma estratégia para atrair as pessoas em tarefas de uma forma mais imersiva e utilizando as novas tecnologias são as Gincanas Virtuais. Esse tipo de atividade procura acrescentar elementos reais a uma Realidade Virtual (RV), tornando o ambiente virtual mais próximo da realidade (NASCIMENTO; CALAÇA; MELO, 2009). Segundo Souza (2008, p. 149), uma gincana permite aos seus participantes que se “movimentem em busca de parcerias e na exploração de atividades e objetos, comunicando-se com seus pares, expressando-se por meio de múltiplas linguagens, descobrindo regras e tomando decisões”. Desta forma, foi identificada uma oportunidade de desenvolver um aplicativo de gincanas virtuais para dispositivos móveis no qual pudesse ser utilizado no evento Interação FURB, contribuindo na tarefa das universidades de atrair a atenção do público jovem e possibilitando maior interação dos possíveis novos alunos com a própria universidade. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um aplicativo interativo que possibilite aos alunos do evento Interação FURB participarem de gincanas virtuais, possibilitando a integração com as redes sociais.