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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Alessandro Carvalho Back Neto
Título: Protótipo de Sistema de Informação Aplicado a FURB na Área de Legislação e Normas Educacionais
 
Introdução:
Segundo MELENDEZMelendez (1996), é incontestável a participação da informática para o desenvolvimento da sociedade moderna. As aplicações voltadas para os dados ganharam um vulto significativo nos últimos anos. Desde as menores empresas até as multinacionais, o computador é utilizado como ferramenta de administração de dados. Apesar de possuírem características diferentes, as empresas e instituições atuais passam por problemas semelhantes em termos de análise e construção de seus sistemas de informação. Melendez (1996) conclui este pensamento afirmando que a informação passa a ser, hoje, o principal recurso de que dispõem as instituições públicas, empresas e famílias.
Constataou-se que as Instituições de Ensino, de modo geral, dependem de informações precisas que não são mais estáticas, ou pelo menos não devem ser. Todos aqueles que recorrem a estas informações necessitam que estas sejam dados trabalhados de acordo com a necessidade do usuário.
Na área de legislação educacional, os diversos setores ou pessoas envolvidos com processos relacionados dentro da Instituição também dependem de um sistema ou banco que provenha material para o desenvolvimento das suas inúmeras aplicações.
Mais especificamente a Universidade Regional de Blumenau - FURB, que por ser uma Instituição de Ensino reconhecida pelo Ministério da Educação como Universidade, e possuir autonomia para legislar e normatizar em nível interno, está preocupada comtem hoje um o crescimento considerável do volume deste material, que é constituído por Resoluções, Pareceres, Editais, Portarias, entre outros.
A Seção de Apoio Técnico ao Ensino (SATE), subordinada à Divisão de Administração do Ensino de Graduação (DIAEG), e esta por sua vez à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEN), foi designada pela Resolução-FURB Nº 25, de 07 de julho de 1997 (FURB, 1997) a “...manter e atualizar o registro de toda a legislação federal, estadual e municipal de ensino...”, bem como a legislação e as normas internas. A SATE, preocupada com o crescente volume destes documentos, é a seção que reúne as características propícias para a implantação de um procedimento de organização documental que poderá ser implementado em forma de sistema informatizado de consultas, proporcionando atendimentos em tempo real, além de permitir inserções, alterações e exclusões dos referidos documentos. È É visível a necessidade de um procedimento que facilite o acesso do corpo docente e técnico-administrativo a esses documentos, bem como, um serviço especializado que considere as dúvidas que surgirem sobre essas legislações, que não são de domínio técnico da maioria.
Nesta aplicação propõe-se armazenar questões já esclarecidas em um banco de dados para futuras consultas, visando obter mais agilidade e praticidade na resolução de outras questões iguais ou semelhantes. Não obtendo sucesso, executará então uma busca em seu banco de dados de documentos, usando as palavras-chave da questão.
Outra opção é usar as mesmas palavras-chave fornecidas pelo usuário em forma de pergunta, agora em sua forma individual, proporcionando-lhe também, vários indexadores, como: título, data, âmbito ou assunto, para que seja possível refinar a sua pesquisa até encontrar o resultado desejado.
É proposto então o uso de uma técnica de Inteligência Artificial identificada como Raciocínio Baseado em Casos (RBC), para viabilizar as comparações entre as consultas ao banco de dados através de um algoritmo que tentará identificar questões já resolvidas que podem auxiliar o usuário. Uma taxa de similaridade calculada neste algoritmo orienta quanto à semelhança de aplicação das questões.
Watson (1997) define RBC como um paradigma de resolução de problemas que envolvem a aproximação entre o problema atual e um problema resolvido com sucesso no passado. Este processo pode ser otimizado adaptando soluções que mais acuradamente se aproximam do problema atual.