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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Heloisa Kaestner Kopsch
Título: FURBOT-WEB: UMA PLATAFORMA ADAPTATIVA PARA O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO
 
Introdução:
O ser humano está cada vez mais conectado às tecnologias digitais, tendo mais facilidade em adquirir conhecimentos e buscando meios inovadores para isso. Isso gera a preocupação de oferecer recursos didáticos mais atrativos aos alunos das instituições de ensino. Com essa preocupação em mente, os professores Adilson Vahldick, Mauro Marcelo Mattos e Carlos Henrique Correia desenvolveram um ambiente de apoio ao ensino de lógica de programação, com forte apelo na área de jogos (MATTOS et al., 2008) chamado FURBOT. O ambiente é desktop e propõe introduzir a programação para os estudantes de forma mais atrativa. No FURBOT, um robô anda por um mundo com aliens, tesouros, números e outros objetos. Os estudantes devem solucionar os problemas propostos utilizando os comandos do próprio FURBOT, além de poderem executar sua resposta e observar se atingiram o resultado esperado. Uma das limitações do FURBOT é que os alunos recebem os mesmos exercícios, independente do seu nível de conhecimento. Segundo Bacich, Tanzi Neto e Trevisiani (2015, p. 51), “Estudantes da mesma idade não têm as mesmas necessidades, possuem relações diferentes com professores e/ou tecnologias digitais e nem sempre aprendem do mesmo jeito e ao mesmo tempo”. Esta é a base da personalização do ensino, pois os mesmos exercícios para todos os alunos na sala de aula não geram o mesmo aprendizado que exercícios específicos para níveis de conhecimento distintos que podem ser direcionados individualmente para cada aluno. Entretanto, automatizar esse processo de personalização não é uma tarefa simples pois acompanhar individualmente cada aluno requer tempo e recursos apropriados. Neste contexto, as plataformas adaptativas podem auxiliar. Segundo Lopes (2015, p. 1), plataformas adaptativas “São plataformas inteligentes que usam softwares que propõem atividades diferentes para cada aluno, sob medida, a partir de suas respostas e reações às tarefas”. Uma das técnicas conhecidas para implementar plataformas adaptativas são os sistemas de recomendação. Dada essa problemática, este trabalho propõe desenvolver uma plataforma web adaptativa para o ensino de programação com base no FURBOT utilizado um sistema de recomendação. A plataforma possibilitará a individualização do ensino a partir das interações dos alunos com os exercícios disponibilizados através do sistema de recomendação, com base no nível de conhecimento de cada aluno.