Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Willy Manke
Título: Sistema para gerenciamento da distribuição de auxílio transporte para estudantes
 
Introdução:
Na última década no Brasil aumentou o número de alunos matriculados em cursos superiores, sendo que em 2012 a marca chegou a 7 milhões, o que representou um aumento de 4,4% em relação ao ano de 2011 (BRASIL, 2013a). Além disso, no Brasil em 2013 houve novamente um aumento de 3,8% nas matriculas, o que demonstra uma forte tendência neste setor que cresceu acima de 50% na última década, passando de 2,8 milhões de matrículas em 2000 para cerca de 6 milhões em 2010 (BRASIL, 2013b).
Ainda no Brasil em 2012 os 7.037.688 matriculados em cursos de graduação estavam distribuídos em 31.866 cursos oferecidos por 304 instituições públicas e 2.112 particulares (BRASIL, 2013a). Além disso, segundo o Ministério da Educação que divulgou uma lista das melhores universidades do Brasil, é notável que a maioria das universidades localizam-se em grandes centros, o que acaba atraindo a grande parte dos estudantes devido à variedade e qualidade dos cursos oferecidos (2013 apud PATI, 2014).
Em relação aos dados apresentados, é perceptível que diversos municípios comecem ou já forneçam auxílio ao transporte de estudantes até as instituições de ensino. Como exemplo na região sudeste, o município de Itatiba-SP oferece auxilio transporte aos universitários que frequentam cursos não existentes nas instituições da cidade, sendo que o auxílio varia entre R$ 60 e R$ 240 conforme a distância (ITATIBA, 2015).
Diante deste cenário o presente trabalho propõe desenvolver um software que facilite a gestão da distribuição do auxílio transporte. Esta ferramenta tem por objetivo possibilitar gerenciamento por parte do município na manutenção de um cadastro dos estudantes, das empresas, dos veículos que realizam o transporte, além de disponibilizar a geração de relatórios. Um exemplo é o relatório que demostre quantos estudantes frequentam um determinado curso ou um relatório que indique os veículos que estão sendo utilizados para transporte dos estudantes. Estes poderão ser utilizados como auxílio nas tomadas de decisão, como por exemplo, solicitar que a empresa que realiza o transporte forneça um veículo com um número maior de lugares, ou até mesmo um veículo extra para atender o número de estudantes.