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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Rafael Martins Tillmann
Título: MONITORAMENTO DE SERVIÇOS, SISTEMA DE ARQUIVOS E BANCO DE DADOS PARA SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS
 
Introdução:
Nos dias atuais, o monitoramento de TI é importante para muitas empresas pois evita
problemas e proporciona maior controle dos ativos. Segundo Leonardi (2013), uma empresa
situada no Rio Grande do Sul reduziu em 50% o número de incidentes mensais de TI após a
implantação do sistema de monitoramento OpMon da empresa OpServices,. A partir da
aquisição da solução, houve maior controle de seus serviços.
O principal objetivo da gestão e monitoramento do ambiente de TI é:
[...] blindar os processos das empresas, tornando-os mais seguros e garantindo uma
estrutura robusta e operações a prova de falhas, com a velocidade necessária que o
mercado exige, [...] o sistema de gestão e monitoramento de TI não só gerencia os
níveis de serviços, mas atua na otimização contínua da infraestrutura e na rápida
resolução de problemas (SENA, 2013).
Segundo Martins (2011), quase todas as empresas necessitam de monitoramento,
independentemente da sua dimensão. Pequenas empresas poderão utilizar simples aplicações
de teste e alerta, caso seja encontrada alguma desconformidade. Muitas destas aplicações
podem executar backups de sistemas, fornecer dados sobre espaço disponível, volumes ou
memória disponíveis para processamento.
Atualmente, a HBSIS possui um produto que é responsável pelo acompanhamento de
vendas e metas desenvolvido para seus clientes. Os servidores de aplicação e banco de dados
deste produto localizam-se em um datacenter no estado de São Paulo. O datacenter e o
monitoramento dos ativos são de responsabilidade de um fornecedor parceiro contratado pelos
clientes que adquirem o produto.
Um dos problemas constantes enfrentados era indisponibilidades constantes dos ativos
de TI, prejudicando as rotinas diárias dos clientes. Isso tornava necessário que toda equipe
estivesse envolvida no monitoramento destes ativos, a qual poderia desempenhar outras
atividades. Desta forma, verificou-se que o monitoramento de serviços, sistema de arquivos e
banco de dados prestado pelo fornecedor parceiro não estava correspondendo às expectativas.
Pode-se utilizar o seguinte exemplo de indisponibilidade: os vendedores deslocam-se
com seus smartphones com a carga das visitas dos pontos de venda (PDV’s) para a rota. Após
o dia de venda, eles descarregam as informações com pedidos para faturamento das notas
fiscais. Para o processamento das informações (descargas de pedidos) existem alguns serviços
Windows responsáveis por isso. Caso os serviços dos servidores de aplicação não estiverem
iniciados, isso irá gerar atraso no processamento das descargas e, consequentemente, demora
no faturamento dos pedidos.
Diante desta situação, optou-se pelo desenvolvimento de um sistema de
monitoramento para sanar a indisponibilidade da aplicação desenvolvida pela HBSIS. Não foi
optado por ferramentas de mercado já existentes, pois não é de responsabilidade da HBSIS
monitorar outros ativos que não são de interesse da HBSIS, tais como links de comunicação e
hardware.