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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Rafael Leones do Nascimento
Título: SISTEMA DE CONTROLE DE VENDAS E ESTOQUE DE UMA LOJA DE CONFECÇÕES
 
Introdução:
Nos dias atuais, com o volume de informações e de fatos que ocorrem nas organizações, o controle manual dessas informações acaba se tornando inviável. Os benefícios que a tecnologia proporciona hoje em dia, baixo custo dos computadores, a praticidade em registrar e consultar os dados, ter acesso a qualquer tipo de informação em qualquer momento faz com que seja quase que obrigatória a presença de sistemas que facilitam a administração das empresas.
A realidade do mercado vem forçando as empresas a fazerem estudos sobre aquisição de softwares e serviços baseados em Tecnologia da informação (TI). As empresas estão se estruturando para entender como funcionam os processos e decisões para aquisição de produtos e serviços. A maior preocupação das empresas está voltada para soluções envolvendo WEB, como internet/extranet, segurança e comércio eletrônico (DALFOVO, 2004). Segundo Pereira (2012), “as empresas, para conseguirem sobreviver no mercado, necessitam desenvolver diversos atributos de competitividade. O mais importante deles é o da evolução do modelo de gestão do negócio – fator determinante da vida ou da morte”. Por isso é importante a empresa estar buscando evoluir durante todo o seu tempo de vida para não perder para a concorrência.
Segundo Evgeniou e Cartwright (2005, p. 293-299 apud SOUZA; MELHADO, 2007), a empresa inteligente do ponto de vista da informação possui habilidade para buscar, organizar, analisar e fazer uso de informações para a tomada de decisões. Os autores colocam que esta deve ser a busca constante para as organizações em qualquer área de atuação, pois a detenção e controle da informação são fundamentais para o sucesso de atividades que vão desde o sequenciamento do genoma humano até a previsão e rastreamento de atentados terroristas.
Atualmente um número crescente de empresas investe em Tecnologia de Informação (TI). A TI vai muito mais além do que possuir equipamentos de tecnologia avançada, envolve estratégia em que vários fatores devem ser levados em consideração para que a implantação da mesma propicie os melhores resultados para o processo decisório. Investir em Tecnologia somente por modismo, não se preocupando com os procedimentos adequados, é um risco elevado e imensurável.
Em diversas pequenas empresas no ramo de confecções, que surgem em grandes quantidades no mercado, geralmente elas não possuem uma Tecnologia de Informação integrada à empresa. Para dinamizar o cotidiano delas e em especial das pequenas empresas de confecções, a informatização dos sistemas e dos controles de estoque e caixa tem se mostrado fundamental para garantir a sua sobrevivência no mercado cada dia mais competitivo.
É só andar nos centros das cidades que se observa diversas lojas no ramo de confecção, porém algumas não conseguem sobreviver no mercado por muito tempo. Sem uma administração de seu estoque, contas a pagar, contas a receber, cadastros de clientes e produtos atualizados, a longo prazo isso começa a se perder e a empresa começa a ficar sem controle sobre os seus gastos.
Com esse propósito de ajudar as pequenas empresas que querem entrar no comércio com o pé direito, foi criado um sistema de administração para empresas de confecções.