Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Marco Aurelio Rutzen
Título: Aplicativo móvel para divulgação de produtos
 
Introdução:
Já não é mais novidade que os dispositivos móveis conquistaram o mercado e são um objeto presente na rotina de muitas pessoas. Além de oferecerem um meio de entretenimento e comunicação, disponibilizam meios para simplificar tarefas do dia-a-dia. Atualmente, aproximadamente 43 milhões de brasileiros com 12 anos ou mais navegam pela internet utilizando dispositivos móveis (DATA FOLHA, 2014).
Investir em um aplicativo móvel é essencial para o crescimento da empresa, principalmente no início de sua jornada. Segundo E-Commerce Brasil (2014), “As pequenas e médias empresas que apostam primeiro em mobile crescem até duas vezes mais rápido a sua receita que os concorrentes que investem por último em tecnologia móvel”. Há meios além de aplicativos móveis que conseguem oferecer benefícios para as empresas, mas este ainda é pouco aproveitado e pode ser uma grande oportunidade para gerar resultados para empresas que decidirem investir neste recurso. É comum que empresas invistam em sites para tornar seus produtos e serviços mais disponíveis e visíveis ao público no ambiente digital. Já estão claras para muitos empreendedores as vantagens do investimento de migrar seus negócios para a internet. Mas há outra possibilidade que ainda é pouco explorada, principalmente por pequenas empresas, e que também pode gerar grandes resultados: os aplicativos para celular (SOUNDY, 2015).
Os dispositivos móveis são um meio de marketing para as empresas. Aplicativos podem oferecer competitividade, possibilitando a divulgação da marca e seus produtos e permitir que estejam mais próximas de seus clientes. Desenvolver a identidade digital de uma empresa ou marca é tarefa obrigatória para quem quer aparecer no seu mercado de atuação (LEONEL, 2014).
A TiWorld (2014) destaca que “facilitar a vida do cliente e fazer com que ele seja fiel à sua empresa é o que sempre se busca, e isso pode ser facilmente atingido através de um aplicativo.”. Aplicativos móveis que conseguem oferecer serviços de utilidade conseguem criar um vínculo de segurança entre o cliente e a empresa. Deste modo, quando o cliente precisar de algum serviço relacionado aos oferecidos pela empresa, ela será facilmente lembrada e indicada.
Visando auxiliar empresas a aumentar o alcance da visibilidade em sua região, propõe-se neste trabalho o desenvolvimento de um aplicativo móvel para divulgação dos produtos, apoiado por uma aplicação web para cadastro de produtos. O aplicativo oferecerá recursos para que usuários consigam procurar produtos conforme seus interesses e necessidades. Além disso, os usuários poderão deixar comentários nos produtos ou entrar em contato com a empresa a partir de perguntas para os produtos.
Para conseguir aderência em um número maior de produtos surge a necessidade de realizar constantes manutenções e modificações no sistema, como adicionar campos em telas, alterar código fonte, criar colunas e tabelas no banco de dados, liberar versões do produto, etc. Utilizando conceitos referentes a metadados, que são definidos como dados sobre dados, é possível automatizar estas tarefas repetitivas que influenciam no tempo e custo para manutenção do sistema.