Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): John Cristian Doerner
Título: Protótipo de um Banco de Dados Relacional Cliente/Servidor
 
Introdução:
Com o crescimento da informação no mundo, o uso de um sistema de banco de dados é cada vez mais utilizado em diversos sistemas computacionais. Caracteriza-se por ser um sistema formado de vários conjuntos de dados, associados a um conjunto de programas para acesso a esses dados, que permitem uma interface eficiente para a recuperação e armazenamento das informações dentro do banco de dados.
Conforme Silberschatz, Korth e Sudarschan (1999), os sistemas de banco de dados são projetados para guardar grandes volumes de informações. O gerenciamento dos dados implica na definição das estruturas de armazenamento e na definição dos mecanismos para a manipulação dos dados armazenados. Um sistema de banco de dados deve garantir a segurança dos dados armazenados contra eventuais problemas que possam ocorrer com o sistema, além de impedir o acesso não autorizado. Se os dados são compartilhados por diversos usuários, o sistema deve gerenciar os acessos a fim de evitar problemas de integridade dos dados.
Segundo Molina, Ullman e Widom (2001, p.1), “O poder dos bancos de dados vem de um corpo de conhecimento e tecnologia que se desenvolveu ao longo de várias décadas e é encarnado em um tipo de software especializado chamado sistema de gerenciamento de bancos de dados” (SGBD). Os SGBDs são sistemas de grande complexidade pois necessitam de controle eficiente das informações armazenadas para permitir realizar consultas de acordo com a necessidade.
Neste trabalho foi criado um protótipo de banco de dados relacional, que possui as principais rotinas de um banco de dados como a gerência de armazenamento, gerência de seções, permitindo a manutenção dos dados através de comandos SQL.