Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Robson da Silva
Título: MIDDLEWARE DE COMUNICAÇÃO DE WEB SERVICE PARA THRIFT
 
Introdução:
Um dos maiores problemas no desenvolvimento de sistemas distribuídos é a comunicação entre os elementos de software (JONES, 2014). Grande parte deste problema está relacionado à utilização de diferentes tecnologias e linguagens de programação por parte dos sistemas que necessitam de integração.
Em uma época em que a utilização de web services tornou-se solução cotidiana para equipes de desenvolvimento de software, pouco se fala sobre outras tecnologias que possibilitam a interoperabilidade de sistemas com eficiência e escalabilidade. O thrift é uma tecnologia baseada em uma biblioteca de software e um conjunto de ferramentas de geração de código desenvolvida pelo Facebook para viabilizar o desenvolvimento de seus serviços back-end, levando em consideração que no Facebook cada serviço é implementado na linguagem mais apropriada, de acordo com sua finalidade. A ferramenta tem como objetivo principal possibilitar a comunicação eficiente e confiável entre linguagens de programação, abstraindo detalhes de cada linguagem (SLEE; AGARWAL; KWIATKOWSKI, 2007).
O thrift surgiu em função de que o framework LAMP, que era utilizado pelo Facebook anteriormente, não conseguiu suportar o aumento de demanda de serviços experimentada pela companhia (SLEE; AGARWAL; KWIATKOWSKI, 2007). Mesmo sendo o thrift uma tecnologia robusta e bem estruturada, ele demanda uma certa curva de aprendizagem para sua utilização. Apesar deste custo, alguns serviços já disponibilizam servidores utilizando esta tecnologia e exigem que seus clientes se comuniquem com seu sistema através deste meio, como é o caso do sistema e-SUS, do Ministério da Saúde (2015).
O web service, por sua vez, é uma tecnologia que se popularizou nos últimos anos e que já é utilizada em larga escala na resolução de problemas de comunicação entre aplicações distribuídas (LIMA, 2012). Os estudos sobre essa tecnologia já estão bem avançados e existe bastante suporte e documentação para sua implementação, permitindo uma certa comodidade com relação ao seu uso no desenvolvimento de aplicações.
Dado este cenário, a ideia deste trabalho é desenvolver um middleware que facilite a integração de sistemas que utilizam thrift. O middleware fica responsável por abstrair as funcionalidades de servidores thrift, disponibilizando as mesmas através de uma interface web service que é gerada em tempo de execução. Dessa forma, é possível que os clientes destes servidores possam acessar e utilizar suas funcionalidades através de requisições HTTP, sem a necessidade de realizar qualquer implementação do thrift.
Além disso, para os clientes que querem implementar diretamente a estrutura do thrift em seus sistemas, o middleware possibilita o download dos códigos fonte na linguagem de programação mais conveniente. As linguagens de programação oferecidas são as mesmas que já são suportadas pelo kit de geração de código do próprio thrift.