Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Gabriel Felipe Borges de Campos
Título: SISTEMA MÓVEL NA PLATAFORMA PHONEGAP PARA COMPARTILHAMENTO DE GEOLOCALIZAÇÃO INTEGRADO A REDE SOCIAL
 
Introdução:
Atualmente a tecnologia móvel traz transformações ao comportamento das sociedades no qual ela está inserida. A todo momento, é possível perceber a mudança cultural que ocorre no mundo, através das ações humanas, dos textos que são escritos, das conversas entre amigos e dos relacionamentos sociais (SABOIA; VARGAS; VIVA, 2013). Para Soares (2012), “[...] as novas tecnologias móveis apontam para um futuro promissor: a mobilidade e com ela os aplicativos personalizados estarão cada vez mais revolucionando a sociedade e sua vida cotidiana”. Tal entendimento é ratificado por Alcantara e Vieira (2011), que afirmam:
A cada dia, um número maior de pessoas interessa-se pela mobilidade, o fácil acesso às informações em qualquer lugar, com alcance amplo a qualquer hora, se conectando de forma fácil e rápida a outros dispositivos móveis, localizando pessoas, produtos e serviços personalizados (ALCANTARA; VIEIRA, 2011, p. 2).
Os dispositivos móveis permitem que as pessoas estejam mais próximas virtualmente umas das outras, mantendo-as conectadas e substituindo a presença física. De acordo com pensamento de Calazans (2012), um fator importante para a expansão do uso da internet em dispositivos móveis, são os meios de comunicação como as redes sociais. Para Kirkpratick (2011, p. 96), “[...] as redes sociais estendem-se por todo o planeta. O Facebook é a maior delas. É raro um estudante do ensino médio ou um universitário que não use rotineiramente o Facebook [...]”.
Segundo Alcantara e Vieira (2011), outro serviço amplamente utilizado e que ganhou popularidade com o auxílio dos dispositivos móveis, é o sistema de localização Global Positioning System (GPS). Existem várias empresas que disponibilizam este serviço de forma gratuita, indicando às pessoas de sua posição em tempo real, detalhando ruas, restaurantes, hotéis, pontos turísticos, hospitais e entre outras informações. A evolução do GPS permitiu que novas formas de utilização fossem criadas e não se restringindo apenas a localização pessoal. Atualmente é possível que pessoas compartilhem entre si suas localizações, permitindo que os pais saibam onde seus filhos estão ou que familiares encontrem seus entes em casos de emergência como por exemplo, um sequestro (ALCANTARA; VIEIRA, 2011, p. 5).
No meio a diversas possibilidades de utilização que a mobilidade permite, alguns novos desafios sociais surgem e necessitam da atenção. Conforme jornal O Dia (2012), os smartphones estão entre os presentes mais requisitados nas comemorações de final de ano, fazendo com que 18% dos jovens adultos brasileiros possuam problemas de vício com seus aparelhos. Enquanto outros 35% verificam seus dispositivos pelo menos a cada dez minutos. Desta forma, analisando o cenário universitário onde a maioria dos estudantes são jovens, surge a necessidade de as instituições adotarem a tecnologia móvel como parte de seu cotidiano e buscar novos meios de atrair a atenção dos estudantes.
A Universidade Regional de Blumenau (FURB), ao longo de vários anos, realiza o evento chamado Interação FURB. Este tem como principal objetivo criar a oportunidade para alunos do Ensino Médio conhecer a estrutura da Universidade, participando de oficinas e atividades organizadas pelos próprios cursos de graduação. Estas atividades são elaboradas de forma que os alunos possam vivenciar a área de atuação de que possui interesse, tirar dúvidas com profissionais e acadêmicos da área e decidir sobre seu futuro acadêmico (UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU, 2015). A realização deste evento exige organização por parte da Universidade para receber e atender as expectativas dos estudantes da região. As atividades e oficinas oferecidas exigem espaços físicos como tendas, salas de aulas, auditórios e laboratórios. Como mostra a Figura 1, é necessário que sinalizações sejam expostas pelos corredores e que guias sejam disponibilizados para auxiliar os visitantes a se locomoverem entre os blocos do campus.
Figura 1 – Sinalização dos blocos na FURB
Alinhando a necessidade que as universidades possuem de adaptação com as tecnologias móveis para atrair a atenção dos jovens universitários, a disponibilidade de serviços gratuitos de localização, as redes sociais e o fato de que praticamente todos possuem um smartphone, viu-se interessante o desenvolvimento de um aplicativo para estes dispositivos no qual pudesse ser utilizado principalmente no evento Interação FURB. No caso da Universidade Regional de Blumenau, que realiza este evento anualmente, incentivar os estudantes a explorar e interagir com universo acadêmico, auxiliando-os a se locomoverem dentro do campus, despertaria interesse por este ambiente. O compartilhamento de localização entre amigos, o recebimento de notificações de eventos acadêmicos e a disponibilização de informações de blocos, andares, salas de aula e locais públicos (biblioteca, cantina, central de impressão) também contribuiriam para a ambientação dos visitantes e novos alunos. Desta forma, as funcionalidades de compartilhamento de localização, integração aos mapas do Google Maps e o envio de notificações do trabalho desenvolvido por Kestring (2014), foram utilizadas como escopo deste trabalho.