Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Jefferson Cristian Gubetti
Título: Um ambiente amigável para a construção de sistemas especialistas baseados em regras de produção
 
Introdução:
Foi com base no modelo matemático de computação inventado por Emil Post em 1943, conhecido por Sistemas de Produção ou Sistemas de Post, que Alan Newell propôs um modelo de computação da inteligência humana em 1973. Sua proposta baseou-se no fato de que as regras desses Sistemas de Post, conjuntos de pares condição-ação, também chamadas de regras de produção, serem parecidas com o modo de raciocinar dos humanos. Posteriormente, esse modelo inspirou o desenvolvimento de diversos sistemas especialistas (KOWALSKI, 2011, p. 94).
Mas qual a motivação para criar sistemas especialistas?
Nas diversas áreas da vida observa-se que o ser humano está sempre necessitando do auxílio de algum especialista para que possa, de uma maneira mais acertada, tomar decisões. A indústria, medicina, educação, comércio, entre outras, são exemplos de áreas nas quais os não especialistas buscam o auxílio especializado para tomar decisões com uma maior probabilidade de acerto, e no menor tempo possível (VICTOR, 2005, p. 1).
Destaca-se, entretanto, que de modo algum o objetivo do desenvolvimento dos sistemas especialistas seja o de substituir humanos nas tomadas de decisão. Na verdade, seu propósito é dispor de uma ferramenta que auxilie o usuário a chegar à melhor solução possível conforme as circunstâncias da situação. Por vezes, esse usuário é um especialista que recém se formou ou está em processo de formação e ainda não tem experiência suficiente para tomar decisões com certa rapidez.
Diante do exposto, este trabalho apresenta um ambiente para a construção amigável de sistemas especialistas baseados em regras de produção. O ambiente disponibiliza recursos que facilitam a construção e o gerenciamento de sistemas especialistas, visando auxiliar principalmente os ingressantes nesta área do conhecimento abrangida pela Inteligência Artificial, para que, dessa forma, ele contribua cada vez mais com a popularização dos sistemas especialistas.