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Introdução
 
 
Acadêmico(a): MARIA EDUARDA DEMMER
Título: FERRAMENTA DE EXTRAÇÃO DE INDICADORES DE QUALIDADE APLICADA AO SISTEMA PRONTO DE GESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA
 
Introdução:
A informação é um instrumento importante para organizações governamentais e não governamentais no ato de governar e no controle do Estado pela sociedade, pois boa parte dos projetos e programas desenvolvidos por essas organizações é fundamentada no acesso a dados disponíveis, principalmente de órgãos públicos e tem como produto a produção de informação para a sociedade e para o próprio poder público. Os dados possibilitam a compreensão das políticas públicas e da relação destas com a sociedade, bem como geram capacidade de maior controle social e proposição de correção de políticas existentes ou implementação de novas. Para o ato de governar, permitem que a gestão não se torne um fim em si mesma sem foco nos resultados que deve produzir (BRASIL, 2012).
Conforme Stutely (2012), “o planejamento está no coração de uma boa gestão” e ele depende, essencialmente, das respostas fornecidas para três perguntas simples:
a) Onde estamos hoje?
b) Onde queremos estar?
c) Como vamos chegar lá?
Na mesma linha de pensamento, Stair e Reynolds (2008, p.7) afirmam que o valor da informação está diretamente ligado a como ela auxilia os tomadores de decisões a atingir seus objetivos organizacionais.
Conforme Brasil (2012), o monitoramento é uma atividade que diz respeito ao processo de implementação, execução e gestão das ações de governo, e, portanto, necessita ser prática de natureza contínua, cumulativa e coletiva para viabilizar-se como atividade que agrega valor ao campo de compreensão das políticas públicas, respeitadas suas dinâmicas e especificidades.
Donabedian (1980, apud D’INNOCENZO; ADAMI; CUNHA, 2006), afirma que quando se discute avaliação voltada aos serviços de saúde é importante considerar as seguintes três dimensões: estrutura, processos e resultados. A estrutura pode ser entendida como os recursos físicos, humanos, materiais, equipamentos e financeiros necessários para a assistência à saúde; o processo refere-se às atividades envolvendo profissionais de saúde e usuários, inclui diagnóstico, tratamento, aspectos éticos de relação profissional, equipe de saúde e paciente; e o resultado corresponde ao produto final da assistência prestada, considerando a saúde, satisfação de padrões e expectativas dos usuários (PAIVA, 2006 apud CALDANA et al. 2011).
Estas dimensões podem ser representadas através de indicadores. Conforme Plebani (2009), o termo "indicador" pode ser definido como uma informação de natureza qualitativa ou quantitativa, associada a um evento, processo ou resultado, sendo possível avaliar as mudanças durante o tempo e verificar ou definir objetivos ou utilizá-lo para tomada de decisões ou escolhas.
Desenvolvido através de um convênio de cooperação entre a Prefeitura Municipal de Blumenau (PMB) e a Universidade Regional de Blumenau (FURB), através do Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (LDTT), o sistema, denominado “Pronto”, inova ao conceber um sistema transversal de gestão de saúde pública que permite aos gestores a tomada de decisões suportadas por informações atualizadas em tempo real ao mesmo tempo em que viabiliza a otimização dos processos de atendimento ao cidadão de forma ágil e eficiente (MATTOS et al, 2013).
O sistema encontra-se em fase de implantação desde janeiro de 2013 e disponibiliza o conceito de prontuário único de paciente para uma rede de atenção básica composta por 64 unidades de Estratégia de Saúde da Família, 7 Ambulatórios Gerais, 1 Policlínica, 1 Serviço de Avaliação em Saúde Mental (SAS) e 1 Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) entre outras unidades (ARAUJO et al, 2014).
O sistema já apresenta uma série de estatísticas (considerando o intervalo de janeiro de 2013 a março de 2014), tais como: 3.450 consultas médicas em 2013 e 2.208 em 2014, 1183 consultas odontológicas em 2013 e 187 em 2014, 248.951 receitas médicas processadas nas farmácias implantadas em 2013 e mais de 68 mil receitas em 2014, 21.535.789 de medicamentos dispensados em 2013 e 5.116.848 em 2014.
Um dos aspectos que tem demandado esforço de desenvolvimento neste projeto está associado ao fato de que a produção dos indicadores não está padronizada, o que gera retrabalho e possibilidade de erros no desenvolvimento de relatórios. Assim sendo, vislumbrou-se necessidade de desenvolver uma ferramenta de gestão de indicadores para o sistema PRONTO e neste contexto surgiu a necessidade de desenvolvimento de uma ferramenta de extração de indicadores à bases de dados do sistema.