Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): BRUNO RAFAEL FLORES
Título: FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO PARA O SGBD MYSQL
 
Introdução:
Cada vez mais, novos dispositivos eletrônicos são disponibilizados no mercado, e utilizados para comunicação e compartilhamento de informações. Smartphones, computadores, tablets, relógios ou até mesmo os óculos (google glass), permitem que as pessoas se comuniquem, compartilhem dados, acessem redes sociais, contas bancárias, façam compras, entre muitas outras coisas. Grande parte dos serviços oferecidos na internet utiliza algum meio de persistência de dados para armazenar informações sobre os usuários que estão utilizando seu serviço. Para armazenar estas informações de forma organizada, de maneira de facilite a manipulação ou consulta dessas informações posteriormente é necessário um sistema que gerencie a persistência e consulta a esses dados, garantindo que as informações sejam manipuladas de maneira íntegra.
Gerenciar dados é uma tarefa complexa e que ao longo dos tempos demandou a construção de um sistema capaz de responder as várias questões envolvidas no armazenamento e recuperação destes dados. Neste contexto surgem os Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD) (ELMASRI; NAVATHE, 2005, p. 37).
Um SGBD é uma coleção de arquivos e programas inter-relacionados que permitem ao usuário o acesso para consultas e alterações desses dados. O maior benefício de um banco de dados é proporcionar ao usuário uma visão abstrata dos dados. Isto é, o sistema acaba por ocultar determinados detalhes sobre a forma de armazenamento e manutenção desses dados. (SILBERSCHATZ; KORTH; SUDARSHAN, 1999, p. 4, grifo do autor).
As informações disponibilizadas crescem rapidamente, e o valor dos dados é amplamente reconhecido, justificando a utilização de ferramentas para gerenciamento de dados no processo de armazenagem e extração de informações (RAMAKRISHNAN; GEHRKE, 2008, p. 2). Existem ferramentas que permitem visualizar as informações persistidas digitalmente em um banco de dados na forma de tabelas, algumas possuem interface gráfica, outra com a opção de utilizar apenas a linha de comando.
O trabalho aqui apresentado surgiu com a intenção criar uma ferramenta multi-idioma, que executará comandos Structured Query Language (SQL), possibilitando que o usuário tenha um melhor entendimento dos resultados que serão obtidos na execução de seus comandos, através de mensagens personalizadas.