Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): DANIEL ÉRICO PONTES SANDOR
Título: INTEGRAÇÃO DO SISTEMA VALE PIZZA PARA AS REDES SOCIAIS
 
Introdução:
Os sítios de redes sociais como o Facebook, o Twitter e o Linkedin passaram de novidades a fenômeno global nos últimos anos (RUSSEL, 2011). Com o crescimento do número de pessoas que utilizam as redes sociais, as empresas viram um novo meio de conseguir uma melhor exposição de seus produtos, atingindo um número maior de pessoas e consequentemente aumentando suas vendas.
Segundo Agência Natural (2013), o Facebook atingiu no ano de 2013, a marca de 665 milhões de usuários ativos diariamente ao redor do mundo. Desta forma a internet está cada vez mais presente no dia-a-dia das organizações e nas vidas das pessoas. Para Costa (2007), a internet é um dos mais importantes canais de negócios do século XXI. Desde o seu surgimento, ela vem revolucionando a vida das pessoas e influenciando as instituições de todos os tipos.
Observando-se informalmente o mercado de empresas de pizzaria na região do Vale do Itajaí, são poucas as empresas que utilizam de redes sociais como o Facebook para o atendimento de pedidos de seus consumidores. Contudo nos últimos anos, com a utilização de dispositivos móveis, grande parte dos usuários está conectada às redes sociais (AGÊNCIA NATURAL, 2013). Desta forma, a Vale Pizza é uma empresa com sede no município de Blumenau, estado de Santa Catarina, que dispõe de um sistema via internet para gerenciamento de pedidos de pizzas para várias pizzarias da cidade e região do Vale do Itajaí. O gerenciamento dos pedidos dessas pizzarias acontece através de seu sítio, cujo endereço é “http:www.valepizza.com” (VALE PIZZA, 2011).
Devido à necessidade de crescimento e expansão da área de atuação, a empresa Vale Pizza observou a necessidade de criação de um sistema para utilização da rede social Facebook. As pizzarias que hoje utilizam o sistema da Vale Pizza também não dispõe de atendimento através de redes sociais. Desta forma, a maioria dos pedidos para as pizzarias ainda são efetuados através de ligações telefônicas e ou através do sítio de gerenciamento da Vale Pizza. Isto acarreta numa sobrecarga da linha telefônica, onde muitas vezes a pizzaria não consegue atender ao cliente, pois a mesma está com o telefone ocupado.
Sendo assim, a empresa Vale Pizza, face às questões orçamentárias e conforme as características do projeto, entendeu que o melhor seria a criação de um sistema integrador entre o sistema gerenciador de pedidos atual e a rede social Facebook. Baseado nessas informações viu-se a necessidade de criação de um sistema que irá receber as informações através do Facebook e converte-las em informações válidas. Para tanto faz-se necessário o uso de um web service, sob responsabilidade da empresa Vale Pizza.