Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Rafael Kulkamp da Silva
Título: Aplicativo de força de vendas para dispositivos móveis baseados em Windows Phone
 
Introdução:
São cada vez maiores os benefícios que empresas de diversos setores podem ter com tecnologias de mobilidade para profissionais que atuam em campo, prestando serviços direto para os clientes. Sistemas de mobilidade com coletores de dados/smartphones, aliados a pacotes de dados de operadoras de telefonia celular e softwares específicos, têm tido uma aceitabilidade crescente em companhias focadas no gerenciamento logístico, transporte e abastecimento de produtos no varejo e prestadores de serviços. Esses equipamentos proporcionam maior eficiência nos processos de venda, aumento da produtividade e redução de custos (BERNARDES, 2009).
Segundo Lecheta (2013, p. 22), “a plataforma da Microsoft é atualmente uma das melhores e vem ganhando a cada dia mais usuários e espaço no mercado. O ambiente de desenvolvimento também é muito simples e produtivo”. Portanto o Windows Phone demonstra ser uma ótima opção para o desenvolvimento de um sistema móvel.
Hoje a equipe de força de vendas da Proagro Agropecuária, empresa que está localizada na cidade de Luiz Alves, estado de Santa Catarina, tem dificuldades em ter acesso às informações. Para ter, por exemplo, listas de cobrança e estoque atualizadas e entregar seus novos pedidos para a empresa, ela deve se deslocar até a sede, ou se comunicar por e-mail. Assim, constantemente ocorrem problemas com entregas ou cobranças, devido às informações incorretas geradas por falhas de comunicação.
Diante do exposto, foi desenvolvido um aplicativo que permite vendedores consultarem informações da empresa e cadastrarem clientes, pedidos e anotações. Além disso, também foi desenvolvido um web service que mantém os dados sincronizados entre o aplicativo e o servidor, que não está integrado com o sistema da empresa, portanto, usa informações que foram copiadas manualmente da base de dados da empresa.