Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): ALEXANDRE GIELOW
Título: GERENCIADOR DE AMBIENTES PARA TESTES MANUAIS
 
Introdução:
A área de qualidade é um alicerce fundamental para que os produtos cheguem ao mercado sem defeitos. Para as empresas de desenvolvimento de software, a área de qualidade visa entregar ao cliente um sistema livre de bugs e dentro da expectativa. Para Bartié (2002), a qualidade de software é um processo sistemático que focaliza todas as etapas e artefatos produzidos com o objetivo de garantir a conformidade de processos e produtos, prevenindo e eliminando defeitos.
Ambientes de testes bem definidos são fundamentais para garantir a qualidade de um software e consequentemente aumentar a competitividade. A redução dos custos de desenvolvimento e manutenção está diretamente relacionada a melhoria na qualidade dos produtos. Segundo Jones e Boehm (1986), 44% do esforço de um projeto são dedicados ao retrabalho, ou seja, refazer o trabalho já feito antes. Reduzir o retrabalho implica em realizar processos que identifiquem e corrijam defeitos o mais cedo possível de forma a evitar retrabalhar esses defeitos mais adiante no projeto, quando o custo será muito maior. Tais ações são de melhoria de qualidade. Segundo Rodrigues (2001), qualidade não é um fator de vantagem no mercado, mas é uma necessidade para a garantia da competitividade.
Conforme a Boehm e Basili (2001), quanto mais cedo erros forem identificados, menos custoso será para corrigi-los. A correção de erros durante a operação pode ser até 100 vezes mais custosa do que as correções feitas no desenvolvimento, conforme ilustra a Figura 1.

Este trabalho apresenta a construção de uma ferramenta de automação do backup e restauração de ambientes de testes, aplicado ao processo de uma empresa desenvolvedora de software do sul do Brasil e de grande porte. Por atender grandes clientes, a empresa investe em qualidade, mas ainda possui demanda em melhorias no gerenciamento dos ambientes de testes. Portanto a gerência destes ambientes é fundamental para aumentar a qualidade de software, que por consequência, aumenta a satisfação dos clientes, que aumenta o valor agregado do sistema e finalmente, o lucro da empresa.