Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): RAMON VALENTIM DA SILVA
Título: APLICATIVO ANDROID DE ACOMPANHAMENTO DE TREINOS DE USUÁRIOS DE ACADEMIAS
 
Introdução:
Segundo Cunha (2007), a procura pelo corpo ideal vem se tornando umas das maiores buscas de parte da sociedade, principalmente dos praticantes de atividades físicas. As pessoas estão procurando cada vez mais, meios de alcançar este patamar corporal, utilizando diversos métodos que dizem facilitar esta tarefa.

Conseguir obter um corpo “perfeito” é visto como uma forma de alcançar sucesso, e uma das melhores formas de exercer um poder de atração sobre o sexo oposto. Simultaneamente, propaga-se a ideia de que quem apresenta um corpo magro e saudável é alguém capaz de exercer um elevado autocontrolo [sic], o que é tido como um atributo essencial para a obtenção de sucesso social. (PINHEIRO, 2012).
Ainda segundo Pinheiro (2012), é esta maneira de pensar que mais estimula a procura da obtenção deste "corpo ideal" pelas pessoas através das atividades físicas. Graças a esta procura excessiva, o mercado de personal trainers cresce muito atualmente. Segundo Lubisco (2005, apud CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 2014), esse crescimento tem sido impulsionado principalmente pelo fato de que, cada vez mais, as pessoas desejam um profissional confiável a seu alcance, que seja capaz de desenvolver um treinamento personalizado que traga bons resultados.
No entanto, segundo Social Swimex (2013), a falta de tempo devido a fatores como o dia-a-dia acelerado dos alunos e o trânsito das cidades, faz com que, conseguir manter um treinamento e um acompanhamento de forma contínua não seja uma tarefa muito simples. Além disso, o personal trainer também fica exposto as dificuldades de mobilidade urbana. O deslocamento do local de treino de um aluno ao local de treino de outro aluno consome muito tempo e acaba limitando a sua capacidade de atendimento.
Uma das ferramentas que podem auxiliar e facilitar o processo de acompanhamento do personal trainer e na execução de exercícios pelos alunos, principalmente em locais fora da academia, são os dispositivos móveis (MATSUURA, 2013). Segundo Santana (2011), "os dispositivos computacionais móveis são aqueles que podem ser facilmente movidos fisicamente ou que se mantenham funcional mesmo em movimento."
Com o suporte desses dispositivos móveis, o aluno tem a liberdade de executar seus exercícios onde julgar mais conveniente, não necessariamente na academia que normalmente frequenta desde que o local escolhido tenha os equipamentos necessários para a execução dos exercícios propostos. Além disso, com o auxílio dos dispositivos móveis, o usuário ainda poderá manter o acompanhamento de seu desenvolvimento e a troca de informações com seu personal trainer mesmo estando longe dele.
Com base nisto, identificou-se a possibilidade de desenvolver um aplicativo que auxilie nesta interação entre o aluno e o personal trainer através de dispositivos móveis, de modo a possibilitar que os treinos prescritos pelo personal trainer cheguem ao aluno de forma rápida e segura. Além disto, vislumbra-se a possibilidade de que o próprio aluno cadastre as suas medidas e possibilite que o personal trainer faça o acompanhamento do desenvolvimento do aluno e promova ajustes nos treinos à medida que for necessário.
No entanto, vale ressaltar que o acompanhamento do personal trainer continua sendo importante. O aplicativo visa facilitar a comunicação entre o mesmo e o aluno, porém tratando de aspectos como a postura e a execução correta de novos exercícios, o acompanhamento dele é fundamental.