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Introdução
 
 
Acadêmico(a): LEANDRO IVAN CLEBSCH
Título: DESENVOLVIMENTO DE UMA SOLUÇÃO ANDROID DE ORIENTAÇÃO GEOGRÁFICA PARA REPRESENTANTES COMERCIAIS COM A UTILIZAÇÃO DE GPS E GOOGLE MAPS
 
Introdução:
Os mapas são a mais antiga representação do pensamento geográfico sendo registrados desde o início das primeiras sociedades e registrados de formas diferentes das que conhecemos atualmente. Entretanto, os objetivos continuam basicamente os mesmos: facilitar a localização, orientação e movimentação. De acordo com Almeida, Guerrero e Fiori (2007, p. 21), o surgimento do mapa precede a invenção da escrita. Estes eram confeccionados para mostrar as áreas onde haviam caça e pesca ou marcar o caminho para casa.
O mapa é uma imagem convencionada, codificada que representa feições e características da realidade geográfica. O mapa não reproduz fielmente o terreno. Ele é a construção que seleciona alguns aspectos e os representa, fazendo uso de um sistema de símbolos. Os elementos espaciais da superfície terrestre escolhidos para serem representados no mapa (como objetos, fatos e relações) são transformados em símbolos e localizados no mapa a partir de um sistema de coordenadas que considera distâncias e direções (ALMEIDA; GUERRERO; FIORI, 2007, p. 20).
Tem-se como alguns dos principais exemplos de aplicações do geoposicionamento em transporte o planejamento da capacidade e manutenção de vias; posicionamento para colheita de grãos; acompanhamentos estatísticos de transporte público; criação de rotas para cargas intermunicipais e interestaduais e; acompanhamento por Global Position System - Sistema de Posicionamento Global (GPS), para citar algumas (CARVALHO, 2002). Dentro destes, o GPS vem se popularizando nos últimos tempos, sendo um sistema capaz de fornecer informações sobre a localização de pontos utilizando-se de satélites posicionados em órbita na Terra. O mesmo pode fornecer as coordenadas aproximadas da localização de uma pessoa, por exemplo, que se encontra em qualquer parte do mundo (DANA, 1999).
A história deste sistema se iniciou em 1957, ano em que a União Soviética lançou o primeiro satélite artificial da história. Fato que deu início aos primeiros estudos sobre o uso de satélites na localização de pontos sobre a superfície terrestre. Contudo, foram os americanos que, de fato, criaram o sistema. A base dessa criação foi o projeto NAVSTAR, desenvolvido em 1960 pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O sistema oferecia diversas informações sobre qualquer parte do planeta – como localização e clima – a qualquer hora do dia, algo que era de grande importância para o uso militar. Após vários ajustes e correções, o projeto NAVSTAR veio se tornar totalmente operacional apenas em 1995 (HISTÓRIA DE TUDO, 2013).
Com esta tecnologia, a empresa estadunidense Google desenvolveu uma ferramenta, utilizando este recurso, chamada Google Maps. O Google Maps é uma ferramenta que possibilita visualizar mapas e fotos de satélite de qualquer lugar do planeta em computadores e dispositivos móveis. Esta ferramenta é disponibilizada de forma gratuita ao público em geral (GUIMARÃES, 2013).
Representantes comerciais podem atuar, com grande sucesso, em quase todas as áreas municipais e também áreas de atuação profissional tais como, serviço, intercâmbio, biblioteca, fábricas, oficinas, entidades religiosas, zona rural, clubes, jornais e revistas. Em todas estas áreas tem-se a necessidade de deslocamento e localização. (INSTITUTO NACIONAL DO LIVRO, 1972).
Muitas vezes deslocar-se de um cliente a outro, significa percorrer quilômetros de distância e, com isto, dispender boa parte do tempo para a localização do cliente tendo um gasto elevado no consumo de combustível. Devido a estes fatos, muitas vezes o representante não consegue ter a visão da melhor rota entre os clientes. Sendo assim, estes profissionais se deparam com a dificuldade para formularem sua rota pessoal de visitas aos clientes de maneira a maximizar seu tempo e diminuir seus custos operacionais. Outro problema encontrado por representantes é que, dos sistemas encontrados, poucos se enquadram na perspectiva de baixo custo de investimento para o pequeno ou autônomo profissional. E, destes, a dificuldade de tê-los em nível de acesso personalizado e plataforma mobile, que possa acompanhar o representante em suas visitas.
Diante dos fatos apresentados e, aliado ao fato de poucos sistemas oferecem uma solução de localização geográfica especificamente para representantes comerciais, será desenvolvida uma aplicação móvel para melhorar a organização, integrada ao Google Maps.