Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): LUIZ RICARDO MARIAN
Título: SISTEMA WEB PARA TOMADA DE DECISÃO INTEGRANDO NOTAS FISCAIS ELETRÔNICAS
 
Introdução:
A tecnologia vem alterando a rotina das pessoas, fazendo com que elas interajam com computadores e sistemas informatizados, até mesmo de forma inconsciente (SILVEIRA, 2012). No cenário empresarial não é muito diferente, a competitividade e a grande concorrência fazem com que as empresas busquem melhorar seu desempenho, como também, a qualidade dos produtos e serviços (DALFOVO; GHODDOSI; MAIA, 2004). As empresas precisam ter habilidade para processar dados, transformá-los em informações, distribuí-los adequadamente e usá-los com rapidez para tomar decisões.
A informação é o resultado de todas as ações operacionais que garantem que a empresa viva. Sendo bem trabalhada, esta transforma-se em conhecimento, que se configura numa ação com o objetivo de buscar a evolução dos negócios (LEME, 2004).
Devido a crescente demanda de informações, existe quase uma obrigação de se utilizar sistemas de informação para gerenciar, filtrar os dados recebidos e transformá-los em informações úteis para as organizações (DALFOVO; GHODDOSI; MAIA, 2004). Um dos grandes desafios dos administradores é o processo de antecipar os problemas e identificar as soluções, para atingir os objetivos das empresas. Para qualquer tomada de decisão, os administradores devem estar muito bem informados. O uso correto das informações passa a ser um patrimônio para a empresa e pode ser fundamental para seu sucesso (DALFOVO, 2004).
Uma das tecnologias no mercado para gerir informação são os Sistemas de Apoio à Decisão (SAD), baseados em computadores que através de informações, ajudam a resolver problemas organizacionais, a sua função é apoiar o processo na tomada de decisão em áreas de planejamento estratégico, controle gerencial e operacional (LOUREIRO, 2013).
O objetivo da tomada de decisão é facilitar às empresas na identificação das necessidades de mercado através do processo de avaliação de resultados, as organizações podem determinar as necessidades de alteração nos planos, da estruturação de recursos e dos próprios objetivos (CASSARRO, 2011). Com a obrigatoriedade da emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) as empresas foram obrigadas e gerar documentos fiscais eletrônicos onde todas as movimentações de mercadorias e operações acessórias devem ser registradas em um único arquivo com a possibilidade de se extrair diversas informações (SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA, 2008).
A NF-e tornou-se um documento digital, facilitando a extração dos dados para transformá-los em informação. A partir das informações contidas na NF-e, como produtos, destinatários, impostos pagos entre outros, percebeu-se a oportunidade de se desenvolver um sistema web utilizando a tecnologia de Software as a Service (SaaS), que importe esses dados, facilitando o armazenamento das informações, para que o gestor possa extraí-las e utilizá-las na tomada de decisão, possibilitando uma melhora no desempenho da organização.
Desta forma, para poder aproveitar a informação disponibilizada através da NF-e, de forma simples e com baixa complexidade tecnológica, os gestores de pequenos e micro negócios necessitam de uma ferramenta simples e objetiva. Nela as informações geradas através de relatórios podem ser aproveitadas para o crescimento da empresa, servindo como fonte para a tomada de decisão.
Segundo pesquisa realizada por Ferreira (2012), a gestão pode ser o diferencial para o sucesso das micro e pequenas empresas. Ele comenta em sua pesquisa que entre as 500 empresas analisadas, no primeiro semestre de 2012, de todas as regiões do estado de Santa Catarina, nos ramos da indústria, comércio, serviço e agronegócio, as que tiveram acompanhamento e consultoria apresentaram um aumento de 12% na qualidade do gerenciamento da empresa. Os gestores das micro e pequenas empresas apontaram como principais dificuldades, pela ordem, controle de resultados, definição de estratégias e planos e gestão de pessoas. Essas dificuldades apontadas na pesquisa demonstram que ferramentas gerenciais podem contribuir para a melhoria da gestão.