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Introdução
 
 
Acadêmico(a): GUSTAVO LANA DA COSTA
Título: PROTÓTIPO DE UM SISTEMA BASEADO EM CONHECIMENTO PARA DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS MECÂNICOS EM MOTOCICLETAS
 
Introdução:
No cenário mundial atual, as motocicletas estão conquistando o trânsito das cidades, e esta dominação é crescente. O crescimento se deve ao fato das motocicletas terem uma boa relação custo x benefício (HOLZ; LINDAU, 2009). Isso se justifica por conta das motocicletas serem mais rápidas, ou seja, mesmo com o congestionado trânsito das zonas urbanas este meio de transporte possui facilidade em se locomover. Holz e Lindau (2009) registram que a frota de motocicletas está crescendo consideravelmente no mundo, impulsionada por atrativos como incentivo para a aquisição, baixo custo de combustível, facilidade de estacionamento e circulação no trânsito das grandes metrópoles.
Junto do crescimento da frota de motocicletas, a demanda de manutenção também aumenta, e este aumento requer mais agilidade por parte das oficinas e seus respectivos profissionais. Uma forma de agilizar o atendimento realizado por parte de uma oficina mecânica seria a padronização dos métodos de diagnóstico dos defeitos mecânicos, pois cada mecânico possui uma forma única para identificar um defeito. Isso ocorre, porque ao longo do tempo, cada profissional adota métodos considerados por eles mesmos, mais apropriados para identificar o defeito. Isso é registrado por Soares (2010), que afirma “todos os mecânicos têm suas maneiras de identificar os defeitos pelo barulho do motor”. Com base na afirmação anterior é possível concluir que existem situações em que o mecânico acerta o defeito da motocicleta apenas utilizando a seu conhecimento e habilidade. Existem defeitos que um profissional qualificado consegue diagnosticar apenas através do som emitido pela motocicleta. Casos em que o motor produz sons como se estivesse arrastando um componente em outro pode ser um sinal do princípio de um defeito mecânico.
Há quem diga que só pelo som, um mecânico experiente diz qual é o defeito e invariavelmente acerta o diagnóstico, porque em cada motor, cada peça móvel produz um ruído característico do movimento que ela faz e do atrito que produz. Se for suave, denota um deslizamento uniforme e perfeitamente normal, mas se for cheio de sons de arrasto ou como se estivéssemos amassando papel de alumínio, aí as coisas já se complicam. Outras peças que têm a função de produzir movimentos de vai-vem, deslocando outra peça, como uma válvula, por exemplo, ou uma biela. Nesses casos o ruído já apresenta outros sons que identificam batidas que indicam folgas que podem ser normais ou excessivas, de acordo com o nível e altura do som. (SOARES, 2010).
Outra situação bastante recorrente nas oficinas mecânicas é a rotatividade de mecânicos, conforme uma entrevista preliminar, realizada na oficina Moto Peças Kalarrari, estabelecida na cidade de Gaspar, estado de Santa Catarina, e documentada no Anexo A. Este fato também afeta diretamente a agilidade do atendimento, pois nem todos os mecânicos possuem experiência completa em todos os módulos de uma motocicleta.
Analisando as causas das dificuldades encontradas em diminuir o tempo de atendimento dos clientes, foram identificados dois motivos principais, os quais serão o foco do protótipo deste trabalho. Os dois motivos citados são o tempo despendido para diagnosticar quais as peças da motocicleta que apresentam defeitos e a organização das informações administrativas do estabelecimento.
Levando-se em consideração os motivos citados anteriormente, o presente trabalho propõe, através de um protótipo desktop, uma solução para as questões de identificação de defeitos mecânicos de motocicletas e gerência administrativa do estabelecimento. O protótipo permitirá que o usuário digitalize todas as informações administrativas através de módulos de cadastros e gere relatórios com estas informações. Além disto, respondendo a poucas perguntas será possível obter um diagnóstico inicial do defeito presente nas motocicletas.
Assim, o protótipo desenvolvido no presente trabalho tem o intuito aumentar a agilidade de atendimento nas oficinas mecânicas, seja através de módulos de cadastros e relatórios ou com questionários que informarão o diagnóstico do defeito da motocicleta.