Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Vinícius Ferneda de Lima
Título: FERRAMENTA WEB DE SUPORTE A AVALIAÇÃO DE SOFTWARE COM A METODOLOGIA CERTICS
 
Introdução:
A metodologia de avaliação CERTICS surgiu da necessidade de verificar se um software é resultado de desenvolvimento e inovação tecnológica realizada no Brasil. Com a aplicação desta metodologia, pretende-se dar preferência às instituições que participam de compras públicas e contribuem para o desenvolvimento nacional sustentável (CTI RENATO ARCHER, 2013a).
A metodologia CERTICS foi criada em 2013, sendo mantida pelo governo federal no sentido de privilegiar empresas nacionais e que tenham produtos inovadores e de qualidade. Esta metodologia é considerada inclusiva, ágil e acessível, focada em analisar um conjunto de evidências relacionadas às quatro áreas de competências fundamentais: desenvolvimento tecnológico, gestão de tecnologia, gestão de negócios e melhoria contínua (CTI RENATO ARCHER, 2013a).
A metodologia define que a avaliação é do software, não é da empresa, e é baseada na análise dos processos utilizados no software ou na construção do software. Ela propõe um novo conceito para que o software seja o resultado de desenvolvimento e inovação tecnológica realizados no país, com isso é exigido um novo modelo de referência e um novo método de avaliação de um software. É apresentado um conjunto mínimo de resultados esperados para a caracterização de desenvolvimento e inovação tecnológica realizados no país e exige a demonstração da obtenção destes resultados (CTI RENATO ARCHER, 2013a).
A implantação desta certificação no país visa uma maior contribuição para o desenvolvimento nacional de software e um maior investimento em inovação tecnológica nacional, com isso estimulando a produção caseira de bens e serviços, consolidando o poder e induzindo o desenvolvimento de compras governamentais nas redes produtivas nacionais. O desenvolvimento desta metodologia atende a uma demanda da Secretaria de Política de Informática (SEPIN), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), dirigida ao Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) para que seja possível certificar os softwares das organizações solicitantes de todo o Brasil (CTI RENATO ARCHER, 2013a).
Por ser recente, ainda são restritas soluções para adoção desta metodologia. Existe inicialmente a aplicação oficial usada pelo próprio Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer na condução de toda logística usada no processo de certificação. Diante deste cenário, neste trabalho foi desenvolvida uma ferramenta web que permita apoiar o processo de avaliação de um software utilizando a metodologia CERTICS. Este software visa apoiar a avaliação de um consultor na organização solicitante, promovendo uma maior facilidade para o avaliador identificar as evidências do software da organização solicitante que estará sendo avaliado. Além disso, a ferramenta permite aos professores da área de qualidade de software uma opção para aulas práticas.
.